Polícia Militar Ambiental apreende carga ilegal de palmito juçara em Juquitiba
O produto estava sendo extraído e transportado sem licença
O produto estava sendo extraído e transportado sem licença
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 158 unidades de palmito Juçara in natura na tarde da última segunda-feira, dia 10. Os produtos que estavam sendo extraídos e transportados sem licença, foram encontrados dentro de uma Parati na rua José Soares Godinho, em Juquitiba.
Segundo a PM, os agentes receberam uma denúncia de que, Estrada da Mineração Caulim, em Juquitiba, pessoas estariam extraindo e transportando palmito ilegalmente, e que os suspeitos usavam uma Parati, mas no local os policiais não encontraram nada irregular.
Em diligências pela região, os agentes localizaram o carro citado estacionado em uma rua no centro de Juquitiba. Ao perceber que seria abordado pelos policiais, o condutor fugiu com o veículo. Ao entrar em uma rua sem saída, abriu a porta do carro e saiu correndo no meio do trânsito, sentido à Rodovia Régis Bittencourt, e não foi possível detê-lo.
Dentro do automóvel, os PMs localizaram os palmitos e um facão, que foram apreendidos, assim como o veículo. O proprietário da Parati, um morador da cidade de Miracatu, responderá como autor indireto de infração ambiental, por infringir o Art. 47, parágrafo 1º, da Res SIMA 05/21, e terá que pagar uma multa de R$ 94.800.
A palmeira-juçara, da qual é extraído o palmito tipo juçara, está ameaçada de extinção. O crime foi registrado como crime ambiental e está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Juçara.