Polícia Militar inaugurou Batalhão em Taboão da Serra apenas em 1989
Frota da Polícia Militar na década de 80 em Taboão da Serra, tirada na região da estrada Kizaemon Takeuti
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 315 do Jornal O Cidadão, publicada em julho de 1989. Entre os destaques da semana, estava a instalação do Batalhão da PM em Taboão da Serra.
No final da década de 80, Taboão da Serra crescia em um ritmo acelerado e a população aumentava freneticamente. Com a chegada de novos moradores e a expansão desordenada da cidade para a periferia fez com que o número de casos policiais, principalmente roubos e homicídios, disparassem.
Na época, a PM tinha apenas um batalhão, instalado de forma provisória onde era o destacamento da Polícia Militar na rua Ismael Pena, no Jd. São Salvador. Em 1989, veio para a cidade o tenente coronel José Augusto Fontes Rico, que tinha como função colocar em funcionamento e organizar a parte administrativa do batalhão.
Na sua chegada, durante uma reunião com o então prefeito Armando Andrade e o seu vice, Fernando Fernandes, que na época acumulava a função de administrador regional do Pirajuçara, o Coronel informou que a implantação definitiva do batalhão seria feito de forma gradual com o alistamento de homens, compra de viaturas, equipamentos e munição.
“Logo de início o número de homens prestando serviço em Taboão será quadruplicada com a formação da primeira companhia, totalizando 279 homens zelando pela segurança da cidade”, afirmou na época o Coronel Rico.
O jornal O Cidadão lembrou que “quando estiverem formadas as três companhias da região serão 609 homens para realizar o policiamento efetivo e ostensivo”.
Alternativa levantada na época pelo coronel era a instalação definitiva do batalhão onde funciona até hoje a escola Almir Pereira Bahia, no Jd. Santo Onofre. Essa possibilidade não saiu do papel, mas o batalhão foi para outro terreno, no mesmo bairro, onde está instalada até hoje.
“O Batalhão está presente em Taboão, diz o coronel, pelo trabalho conjunto do comandante de policiamento da área da 8ª Região, coronel Adriano Augusto Capeda, pelo comandante geral, coronel Wilson Correa Leite e do secretário de segurança, Luis Antonio Fleury Filho”.