Polícia Militar prende 9 criminosos na região do Morumbi durante a Operação Hércules
Ação resultou na recuperação de joias e motos produtos de roubo e furto, bem como na apreensão de máquinas caça-níqueis, drogas, arma de fogo, simulacro e mais de 20 veículos irregulares
A Polícia Militar deflagrou mais uma edição da Operação Hércules, neste final de semana (5 e 6 de março), a fim de combater crimes contra o patrimônio, incluindo os praticados contra motociclistas e com o uso de motos, além de reforçar a segurança em regiões de maior incidência criminal e rodovias, e fiscalizar veículos para evitar acidentes, garantindo o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Na Capital, as atividades tiveram foco maior na região do Morumbi, por meio de equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), bem como na zona sul e central da cidade, resultando em prisões, autuações e recuperação de pertences subtraídos.
Uma das ocorrências de maior relevância foi a prisão de oito pessoas, entre 18 e 27 anos, por furto a estabelecimento comercial, associação criminosa e captura de procurado. A ação ocorreu hoje (6), na Rua Comendador Nestor Pereira, no Canindé, no centro de São Paulo. Como resultado, 26 objetos de ouro foram recuperados, sendo 22 correntes, três pulseiras e um relógio. Um carro e sete celulares também foram recolhidos.
Outro caso de destaque foi a apreensão de 26 motocicletas na rua Gustavo Paiva, na zona sul. Na ação, duas motos, produtos de roubo e furto, foram recuperadas durante buscas por suspeitos que praticaram roubos a pedestres na região. Os veículos estavam juntamente com outras 24 motos, as quais bloqueavam o acesso de uma via onde ocorria um “pancadão”.
Para os veículos que não eram produtos de crime, foram tomadas medidas administrativas conforme o enquadramento 76173 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Todas as motocicletas foram removidas para o Pátio Municipal de Cotia e o caso registrado no 89º Distrito Policial da Capital, que prosseguirá com as investigações para identificar os envolvidos.
No mesmo endereço, mas na data de ontem (5), cinco máquinas caça-níqueis foram apreendidas pela equipe do 16° BPM/M, 3a Cia, em dois bares distintos e os responsáveis pelos locais conduzidos ao 89º Distrito Policial, onde foi registrado um Termo Circunstanciado versando sobre jogos de azar.
Apreensão de simulacro
Também neste domingo (6), na zona oeste, um grupo de motociclistas foi detido após o encontro de um simulacro de arma de fogo com um deles, na Avenida Giovanni Gronchi, na Vila Sônia.
Uma equipe do 16º BPM/M realizava patrulhamento quando viu os suspeitos no interior de um posto de combustível, apresentando muito nervosismo e na condução de três motocicletas, sendo que uma delas estava com a placa coberta por uma sacola plástica.
Diante da atitude suspeita, o grupo, composto por quatro indivíduos, foi abordado e após buscas encontrado um simulacro de pistola com um deles.
O objeto foi apreendido e todos os suspeitos detidos para prestarem esclarecimento na delegacia. Os veículos também foram recolhidos até a unidade policial.
A ocorrência foi apresentada no 89º Distrito Policial da Capital, onde todos foram ouvidos e liberados com os respectivos veículos.
O simulacro permaneceu recolhido e o homem que estava com o objeto foi autuado por contravenção penal por meio de um Termo Circunstanciado (TC), o qual foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Apreensão de arma e drogas
Ainda na zona oeste, um homem, de 29 anos, foi preso próximo a uma escola, no Morumbi, na posse de uma arma de fogo e quase 300 porções de entorpecentes. O flagrante também ocorreu neste domingo (6) e foi realizado por uma equipe do 16º BPM/M.
Os militares realizavam patrulhamento quando militares receberam informações sobre um possível disparo de arma de fogo e abordaram um suspeito na Rua Clementine Brenne.
Após busca pessoal no homem, foram encontrados uma pistola calibre 380 e 283 porções de substâncias ilícitas, sendo 162 de cocaína, 198 de crack e outras oito de lança-perfume, as quais estavam em frascos.
A arma de fogo e os entorpecentes foram apreendidos para perícia e o autor preso em flagrante por tráfico, receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo de arma de fogo.
O caso foi registrado no 89º Distrito Policial da Capital.
Da SSP