Policiais salvam recém-nascida engasgada no Jd. Maria Helena, em Taboão da Serra
Os policiais militares Sd José e Sd Gallo realizaram o salvamento de uma bebê de 19 dias que havia se engasgado, provavelmente pela própria saliva, no Jd. Maria Helena, em Taboão da Serra. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira, dia 29. A ação rápida do Polícia Militar salvou a vida da criança.
Os policiais estavam a caminho de uma ocorrência, quando foram acionados por vizinhos e a própria mãe, Karina, com a bebê no colo. Em desespero, a mãe informou que sua filha, Maria Lua de 19 dias, estava sem respirar por causa do engasgamento.
Imediatamente os policiais realizaram as manobras necessárias, e de acordo com os PMs, “após as manobras específicas a criança reagiu e voltou a respirar”. Eles a levaram para o Pronto Socorro Antena onde posteriormente foi examinada.
“Ao sermos acionados, imediatamente peguei a criança nos braços e comecei a praticar a técnica de desobstrução das vias aéreas e respiratórias (Manobra de Heimlich), foi quando achamos melhor seguir para o P. S. Antena, No deslocamento em situação de emergência, juntamente com a mãe da criança percebi que a bebê estava ficando roxa, mesmo assim não parei um só momento de realizar o desengasgamento, quando bem próximo do P.S. percebi que a criança soltou pela a boca a secreção que estava mantendo-a engasgada, assim voltando a respirar e recuperando a sua coloração normal”, conta o Sd Gallo.
No PS Antena, a pequena Maria Lua foi examinada, e os médicos relataram “que se não fosse a agilidade de reação dos policiais, possivelmente a criança não estaria com vida”.
Após o susto, a mãe Karina, agradeceu os policiais por salvarem a vida de sua filha.