Polícias Civil e Militar traçam estratégias para combater o crime na região do Pirajuçara, em Taboão
A ação visa tornar mais eficiente o combate à criminalidade
Policiais Civis e Militares se reuniram na sede da Seccional na manhã de quarta-feira, dia 6
As polícias Civil e Militar, vão trabalhar em conjunto para tornar mais eficiente o combate à criminalidade na região do Pirajuçara, em Taboão da Serra, especificamente os roubos, principalmente de celular, que apresentou um crescimento nos índices nos últimos meses. Numa reunião realizada na manhã da última quarta-feira, dia 6, na sede da Delegacia Seccional, os comandos discutiram o assunto e traçaram planos para tentar conter o crescimento desse crime.
A reunião foi coordenada pelo delegado Seccional, Dr. Antônio Sampaio; com a participação do Dr. Christian Nimoi (delegado titular da 2ª DP de Taboão da Serra); Dr. Flávio Luiz Teixeira (delegado titular de Embu das Artes); Dr. Fábio Siqueira (delegado assistente da Seccional e delegado titular da 1ª DP de Itapecerica da Serra); Cap. PM Marcelo Lorusso (comandante da 4ª Cia) e Major PM Celso Marrone (Coordenador Operacional do 36º BPM/M Embu e Taboão).
De acordo com o delegado Seccional, Dr. Sampaio, depois de reduzir significativamente o número de casos de roubos nos últimos 10 anos, Taboão da Serra, tem apresentado esse ano um crescimento, e o município está com dificuldade para manter os números dentro da meta estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Por isso a necessidade de “traçar estratégias para combater o crime com mais eficiência, em especial na área do Pirajuçara”.
“Estamos reunidos para discutir o assunto e ver uma forma de tentar conter esse crescimento, fazendo um trabalho mais específico nessa região do Pirajuçara, que é onde estamos tendo problemas. Mês passado a gente estava com os números um pouco alto na região do São Marcos em Embu. Então estamos montando, com a Polícia Militar e os delegados dos distritos, uma forma de fazer um trabalho mais efetivo com objetivo de reduzir esses números. O ano passado todo os números de Taboão estavam muitos bons, as metas estabelecidas pela Secretaria foram todas cumpridas”, comentou Sampaio.
Ainda de acordo Sampaio, uma das questões que podem ter colaborado para esse crescimento, é que na “Capital foram intensificados o policiamento na área do Campo Limpo, Capão Redondo e do Jd. Herculano. Áreas limítrofes [do município com a Capital], e o crime acaba migrando. Tivemos esse aumento e estamos querendo reverter esse quadro. Nossa produtividade, em todas as nove seccionais da região metropolitana, estamos nos mantendo sempre em 2º ou 3º lugar em produtividade”, esclareceu.
Ação
Segundo o Major PM Marrone, a Polícia Militar vai intensificar o Choque e a Operação Cavalo de Aço, que é a abordagem de motos, normalmente esse tipo de crime é praticado por indivíduos com motocicletas.
Já a Polícia Civil está deslocando de outros municípios que integram a Seccional de Taboão, das cidades de Juquitiba, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, uma equipe. “Pedimos uma equipe de cada uma das cidades que compreendem a nossa Seccional para vir para Taboão, para intensificar e apoiar. Vamos fazer abordagens e bloqueios, em especial nessa região que está havendo um número maior de crimes”, declarou Sampaio.
Registrar a ocorrência
Quem for roubado ou furtado deve registrar o ocorrido, no caso de celular fornecer também o IMEI, porque segundo os policias, atualmente quando uma pessoa é abordada pela polícia pesquisa-se o RG, a placa do veículo e o número do IMEI do celular.
“Algumas pessoas tem adquirem celular de procedência duvidosa, e quem for flagrado vai responder por crime de receptação. O ladrão que rouba no ponto de ônibus e leva os celulares é porque tem alguém para comprar. Até se a pessoa achar um celular e não devolver, é apropriação indébita, vai responder pelo crime. Por isso é muito importante saber o IMEI e notificar no ato do registro da ocorrência”, disse o delegado da 2ª DP, dr. Christian Nimoi.
Para saber o IMEI do seu celular basta acessar o código *#06*, “a pessoa deve anotar e deixar em casa. E se a pessoa for roubada, na hora do registro deve fornecer o número do IMEI para bloquear”, orientam os policias.