Ponto eletrônico começa a funcionar em posto de saúde de Taboão da Serra
Enfermeira testa pela primeira vez, ao lado do prefeito Evilásio, o ponto eletrônico
O tão esperado “choque” na saúde pública anunciado pelo prefeito Evilásio Farias durante uma entrevista coletiva com a imprensa parece que começa a dar os primeiros sinais de aplicação. Entra em funcionamento nesta semana, no Pronto Socorro Akira Tada, o ponto eletrônico que irá registrar a presença do quadro médico. Ainda em fase de teste, o sistema será implantado em toda a rede de saúde.
Segundo o prefeito Evilásio Farias, esse sistema de ponto eletrônico é o mais moderno do Brasil e registra a presença no trabalho através da impressão digital do funcionário. “Acabou esse negócio de uma pessoa bater o cartão para outra, agora só se ele deixar o dedo aqui”, brincou.
O prefeito disse que quando assumiu o cargo existiam alguns absurdos, como o de um médico que registrava sua entrada no plantão de sexta-feira e ia dar aula em uma faculdade da Bahia, só voltando a Taboão da Serra no domingo a noite para bater a saída de seu cartão. “Isso acabou, é passado. O servidor que faltar sem justificativa terá o dia descontado”.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o ponto eletrônico estará conectado via internet com o departamento pessoal, o que possibilitará um acompanhamento diário da freqüência dos funcionários.
Evilásio disse também que a prefeitura já estuda uma forma informatizada de acompanhar a produtividade dos médicos. Outra atitude do governo municipal para melhorar o atendimento na saúde foi um projeto que foi aprovado na Câmara e passa a conceder gratificações pela assiduidade e pelo número de consultas.
Akira Tada
O Pronto Socorro Akira Tada tem 65 médicos e realiza 14 mil consultas por mês. Segundo o diretor do Posto, Dr. Sérgio Rodrigues, 30% das pessoas atendidas são de São Paulo ou do Embu, o que acaba aumentando a demanda do local. “Se nós só atendêssemos moradores de Taboão da Serra o serviço seria bem melhor e o atendimento mais rápido”, garante.
Apesar de não ter entrado em detalhes, o prefeito Evilásio disse que o Pronto Socorro irá passar por uma reforma e ampliação para atender as pessoas que acompanham os doentes. “Queremos oferecer mais conforto para quem vem até aqui e fica aguardando a consulta ao lado de amigou ou parentes”.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigentes na época da sua publicação