Pontos de descarte de entulho se espalham pelas ruas de Embu das Artes
Locais acumulam restos de construção e até peças de carro; reportagem flagrou caminhão indo despejar entulho
A via normalmente não tem movimentação de veículos, o que facilita o descarte do material
Por Nely Rossany, Gazeta de S.Paulo
Restos de construção, móveis usados, lixo e até peças de automóveis formam pilhas de entulho em vias de Embu das Artes, na Grande São Paulo. O cenário pode ser visto em bairros diferentes. Na última terça-feira, a reportagem visitou os Jardins São Marcos e Oliveiras e flagrou até um caminhão prestes a despejar material.
O veículo, um caminhão com a caçamba cheia de entulho, entrava na rua próximo ao cemitério Memorial Parque Paulista, no Jardim das Oliveiras, quando encontrou a equipe de reportagem.
A via normalmente não tem movimentação de veículos, o que facilita o descarte do material. Na caçamba do caminhão era possível ver restos de material de construção. Como a via não tem placa de sinalização não foi possível saber o nome da rua. Com o acúmulo de lixo e entulho, urubus ficam no local.
No Jardim São Marcos, na via ao lado do Rodoanel, também sem placa de sinalização, peças de automóveis ficam no meio da rua em meio a outros tipos de lixo. No mínimo 20 lanternas de carros foram descartadas ali e se misturam a azulejos, restos de construção, madeira e sacos de lixo doméstico. A reportagem já havia visitado os mesmos locais em setembro do ano passado e no mesmo mês de 2016 e o cenário pouco mudou.
Questionada, a Prefeitura de Embu das Artes informou que a Secretaria de Serviços Urbanos fez vistorias nos locais indicados e constatou que são pontos “viciados” de descarte de entulho, realizado pela população e empresas. “A secretaria tem na sua programação a vistoria periódica desses pontos e efetuação da limpeza dos locais, porém os descartes voltam a ocorrer, quase que diariamente e incessantemente”.
Ainda de acordo com a Administração, a instalação de lixeiras públicas nesses locais já foi solicitada à Enob, empresa responsável pelo recolhimento do lixo na cidade, e a prefeitura aguardava as providências. A reportagem tentou contato com a empresa na tarde desta quinta-feira, mas os telefones não atendiam.
O descarte irregular é crime ambiental e pode gerar uma multa, conforme a quantidade de lixo ou entulho descartado, podendo ultrapassar os R$ 1 mil. O munícipe pode contribuir denunciando o crime através do Disque Serviços da Prefeitura no telefone 0800 773 0005.