População comparece às primeiras plenárias do Orçamento Participativo
Professora Márcia, responsável pelo Orçamento Participativo
Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
Começaram as primeiras plenárias para a população discutir o Orçamento Participativo e o Plano Diretor em Taboão da Serra. No último dia 9 de junho a vice-prefeita Márcia apresentou à população como funciona e o que poderá ser feito para melhorar a qualidade de vida da comunidade taboanense. Entendendo a importância do evento a sociedade respondeu comparecendo nas plenárias.
Segundo a vice-prefeita Márcia, a participação popular foi bastante satisfatória nesse primeiro momento. “A expectativa inicial era que tivéssemos 100 moradores em cada plenária. Em algumas regiões esse número foi menor, mas no final tivemos cerca de 800 participantes, diante de tudo foi satisfatório”, disse.
Nessas reuniões os participantes já elegeram os ‘Agentes’ que exercerá a função de representante de sua região, ou seja, ele será a voz da sua comunidade junto ao Governo.
No dia 9 de julho haverá um encontro de Agentes para aprovar o regimento e explicar o que é Orçamento Participativo e Plano Diretor e o papel de cada um nessa nova função.
“Quero frisar que dentro desse novo processo as discussões e decisões nunca são de uma única pessoa, é sempre de um grupo”, esclarece a Vice-Prefeita. O prefeito Evilásio Farias esteve presente em quase todas as plenárias, em seus discursos procurou enfatizar a importância da participação da população para discutir junto com o governo as prioridades da cidade.
Havia um receio de que a população fosse solicitar grandes obras mas não foi o que aconteceu, os serviços foi a grande requisição popular. A primeira solicitação de melhora é na saúde.
“A saúde já recebeu muitas benfeitorias melhorias mas a população tem a sensação de que quase nada foi realizado, acho que por isso esse setor ocupou o primeiro lugar. Mas estamos trabalhando para que esse serviço melhore ainda mais. Outra solicitação popular foi em relação aos transportes coletivo. Existem bairros que esse serviço é inexistente, motoristas despreparados, não respeitam, principalmente, os idosos. Iremos discutir os assuntos e encaminhar às devidas Secretarias”, completa Márcia.
Os “pequenos” problemas serão colocados em relatórios e encaminhados às Secretarias os que precisarem da decisão do Governo serão discutidos junto à comissão do Orçamento Participativo. Provavelmente no final de agosto haverá mais uma plenária para apresentar à população o que está sendo feito pelo Governo.
“Esperamos através desse processo de abertura para a participação popular junto ao Governo consigamos ter uma cidade mais humana, onde todos possam ter as mesmas oportunidades e uma qualidade de vida melhor finaliza a vice-prefeita Márcia.