Por que a pele fica áspera? – 4 Motivos
Se você ainda não sabe por que a pele fica áspera, é bom ficar alerta, viu? Pois, de acordo com a ciência da pele, pode ser um sintoma de doença ou de maus hábitos. Como banho quente em excesso, baixo consumo de água e falta de ação contra a pele seca.
E se não há boa proteção na pele… bem, fica mais fácil que os fungos e bactérias atuem em certas partes do corpo. O que, por sua vez, inflama, traz mau odor, manchas etc.
É bom lembrar que cuidar da pele não é frescura. E nem é só questão de saúde física. Não é mesmo? Ter uma pele bonita e saudável eleva a autoestima.
Então, cuide mais de você! melhore a pele áspera com o creme ideal. Tenha novos hábitos.
E se quiser saber por que a pele fica áspera, é só ler abaixo. Assim você também descobre o que fazer neste caso.
O que é pele áspera?
Antes de mais nada, é bom saber como identificar os distúrbios de pele. Isto é, se ela não está tão saudável assim.
A pele áspera tem uma sensação de “lixa” ao tocá-la, porque a pele descasca, tem erupções cutâneas e fica muito seca. Além do mais, ela coça muito, estica e fica pálida.
Mas, o que significa aspereza na pele? Quais são as causas?
Veja por que a pele fica áspera: 4 Motivos
1) Queratose pilar
Essa é uma alteração na pele que se dá pelo excesso de queratina nos folículos pilosos. Ela gera manchas secas na pele, bolinhas vermelhas e é mais comum nos braços, pernas, rosto e nádegas. E ocorre em qualquer tipo de pele.
Quem não sabe mais o que fazer quando a pele fica áspera por queratose pilar, deve ir ao médico logo. A fim de usar um remédio prescrito ou creme para tratar o distúrbio. Isto é, de forma mais eficaz, não é mesmo?
2) Frio
Não é nenhum segredo que o clima seco, tão comum no frio, deixa a pele ressecada. Ela descama, perde a oleosidade e, por não transpirar muito, fica cada vez mais seca. Áspera.
Aliás, é no frio que os banhos quentes se tornam diários. E é bom lembrar que são grandes vilões da pele saudável. Já que causam manchas, acnes, irritação na pele etc. Além de favorecer os fungos e bactérias.
3) Idade
Com o passar do tempo, o corpo vai mudando. A pele se torna mais fina, com rugas, com marcas e com baixo nível de água. Mas é possível sim priorizar os bons hábitos a fim de retardar o envelhecimento do corpo.
Quem não usa creme para hidratar a pele, por sua vez, sofre com os efeitos da idade. Por isso, a melhor dica é não tomar sol sem filtro solar, usar hidratante e ter uma rotina mais saudável.
4) Distúrbio de pele
Alguns problemas detonam a aparência e a saúde da pele. Eles são gerados por conta de doenças, uso de remédios ou uso de produtos tóxicos etc.
Antes de tudo, vale a pena observar os primeiros sinais. Se a pele está seca demais, com manchas ou se está áspera. Pode ser um indício de que se deve buscar ajuda. E se mesmo depois de tentar pomadas e receitas caseiras continuar com uma péssima aparência, vá ao médico. Não deixe que fique ainda pior, ok?
Os distúrbios de pele mais comuns são:
Eczema;
Dermatite atópica ou de contato;
Psoríase;
Ceratose solar.
Por isso, fique atento aos sintomas logo de início!
Dicas para evitar a pele áspera
Tem ações no dia a dia que podem deixar a pele bonita, macia e mais limpa. Veja dicas para evitar a pele áspera:
Use filtro solar com frequência;
Hidrate a pele após o banho todos os dias;
Tome banho morno ou frio;
Beba 2L de água por dia;
Tenha uma boa alimentação;
Tire a maquiagem antes de dormir;
Não friccione a pele