Poupa Tempo espera atender sete mil pessoas até 11 de dezembro
Um dos projetos que deram mais resultados nos últimos anos do Governo Estadual, o Poupa Tempo, está em Taboão da Serra até o próximo dia 11. A unidade móvel está instalada, desde o dia 29 de novembro, no estacionamento do Hipermercado Extra, no Largo do Taboão. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado, das 8h às 13h.
Na unidade móvel do Poupa Tempo estão disponíveis diversos serviços, como a confecção da Carteira de Identidade, segunda via de conta de água e luz, serviços do Detran, solicitação do Cadastro da Pessoa Física (CPF), além do Atestado de Antecedentes Criminais e Declaração de Extravio do RG. O cidadão também pode tirar na hora sua Carteira de Trabalho e até mesmo comprar selos.
Um novo serviço também está disponível para os moradores de Taboão da Serra. Diversas consultas podem ser feitas através do projeto e-poupatempo, onde é possível consultar, pela internet, nos computadores da Unidade Móvel, diversos serviços, como os do Detran, por exemplo. Além disso, é possível fazer Boletins de Ocorrências na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, realizar consultas no CDHU, saber as condições das estradas, etc.
Com 55 funcionários se revezando em dois turnos, a unidade móvel do Poupa Tempo, um caminhão adaptado, espera atender sete mil pessoas até o dia 11. “Nesse primeiro dia atendemos cerca de 800 pessoas, a maioria veio para tirar o RG”, afirmou Daniel Roberto Pontes, assistente administrativo do projeto.
O Poupa Tempo móvel foi criado em setembro deste ano. Taboão da Serra é a primeira cidade da Grande São Paulo a receber os serviços do projeto. A população que utilizou os serviços aprovou a iniciativa do Governo do Estado. “Achei muito boa idéia, porque o para ir até o Poupa Tempo mais próximo eu tenho que ir para Santo Amaro ou até a Praça da Sé, esse caminhão facilitou a minha vida”, disse Clarisse Roth, moradora do Jd. Monte Alegre.
Ao contrário das unidades fixas do Poupa Tempo, os documentos não ficam prontos na hora, o morador deve voltar em outro dia, cerca de uma semana depois, para buscá-lo. “Uma outra estrutura, menor do que está, será montada aqui no estacionamento do Extra para que as pessoas venham buscar seus documentos mediante ao protocolo feito na Unidade Móvel”, lembra Pontes.
O Poupa Tempo disponibiliza um telefone para que o cidadão obtenha mais informações sobre os órgãos e serviços oferecidos em cada Posto Poupatempo, bem como, documentos necessários, quem pode e quais as condições para solicitá-los, prazos, taxas e formulários. O telefone é 0800 772 36 33. O serviço funciona de de segunda a sexta, das 6 às 22 horas e aos sábados, das 6h às 17h. As ligações são gratuitas.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação