Poupatempo realiza inscrição de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual
Ação é uma parceira com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular na rede pública de ensino
O posto do Poupatempo de Taboão da Serra está realizando as inscrições de novos alunos interessados em ingressar na rede pública de ensino. A ação é uma parceria com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular nas escolas públicas de São Paulo.
Os novos alunos de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu, além da capital, podem realizar as inscrições na unidade. Na rede estadual, o ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto em 23 de dezembro de 2020.
Para solicitar o serviço nos postos de atendimento do Governo do Estado, é preciso fazer o agendamento prévio nos canais de atendimento do Poupatempo: o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, presentes em shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.
No dia e horário marcados, os interessados devem levar ao Poupatempo o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.
Concluída a inscrição, o cidadão receberá um protocolo de atendimento. Com ele será possível consultar no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) as vagas disponibilizadas. Para efetivar a matrícula o estudante deverá entregar toda documentação na escola indicada no portal.
Além disso, os pais e estudantes também poderão consultar nas unidades do Poupatempo o resultado dos pedidos de transferência. Os alunos que não foram contemplados continuarão a estudar na unidade de ensino onde já estavam matriculados.
Serviços digitais
Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços de utilidade pública, o Poupatempo ampliou o número de serviços digitais de sete para 50, realizados por meio do portal e totens de autoatendimento. O objetivo é oferecer novas possibilidades, proporcionando mais comodidade e autonomia.
Hoje estão disponíveis seis serviços digitais na área da educação, com destaque para emissão da declaração escolar, o acesso ao boletim dos alunos e o registro da intenção de transferência para outra unidade de ensino.
Além disso, os pais podem ter acesso a rotina escolar dos seus filhos por meio dos aplicativo Minha Escola.
Desenvolvido pela Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado, responsável pela gestão do Programa Poupatempo –, a ferramenta permite o acesso ao boletim escolar do estudante, horários das aulas, registro de frequência e também um QR Code para identificar o aluno dentro da rede.
O aplicativo está disponível para download gratuito no sistema Android e iOS.