Praça Nicola Vivilechio, cartão postal de Taboão da Serra, está sendo reformada
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Um dos principais cartões postais de Taboão da Serra passa por uma grande reforma. A praça Nicola Vivilechio, ponto de encontro da cidade e palco do Natal Mágico, está em obras e será entregue a população em novembro deste ano.
A prefeitura de Taboão da Serra irá trocar todo o piso, melhorando a acessibilidade, já que o atual está bastante deteriorado, chegando a causar alguns acidentes. “Será feito um piso mais seguro e mais bonito, sem risco das pessoas escorregarem ou caírem”, disse Ricardo Rezende, secretário de obras.
Além disso, será feita a drenagem dos canteiros e nivelamento dos mesmos, um novo paisagismo, pintura em todas as edificações, inclusive na fonte luminosa que será nivelada. Atualmente ela transborda, estragando as plantas que ficam ao redor.
Será instalada uma nova iluminação, novas papeleiras para melhora o aspecto, deixando a praça mais bonita e moderna. Todos os monumentos serão mantidos e reformados. Outra novidade serão os bancos que serão substituídos por novos.
O prefeito Aprígio disse que a reforma da praça Nicola Vivilechio faz parte de um programa de zeladoria da cidade. “Taboão da Serra vai ganhar uma nova cara, vamos deixar nosso município mais bonito e seguro para que as pessoas possam usufruir da cidade, dos espaços públicos e esse será um ícone nessa mudança”, afirmou.
História
A praça começou a ser idealizada durante o governo da prefeita Laurita Ortega Mari. Durante seu governo, a rodovia Régis Bittencourt (BR-116) chamava-se BR-102, e logo no seu início havia uma rua chamada 31 de Março (onde ficava a atual praça).
Por força do Decreto Municipal n° 043, de 01/10/1968, Laurita transformava a então rua em uma praça, batizada de 31 de Março, uma “homenagem” infeliz ao golpe militar de 64. Coube ao prefeito Ari Daú, sucessor de Laurita Ortega Mari, a ampliação, reforma e inauguração da nova praça e sua icônica fonte luminosa, um luxo para aquela época.
No auge da Ditadura Militar, em pleno Governo do Presidente da República Emilio Garrastazu Médici, quando o Governador do Estado era Laudo Natel, o prefeito taboanense, no dia 12 de Novembro de 1972 entregava uma praça que marcaria a história da cidade.
A nova Praça 31 de março, além da fonte, o coreto de arquitetura arrojada e o monumento à bíblia que a distinguia, foi um marco para Taboão da Serra. A data da inauguração marcou também a conclusão da primeira etapa do sistema de água encanada do município.
Fim da homenagem a ditadura
Segundo o jornal O Cidadão, o projeto inicial, para alterar o nome da praça, foi do então vereador Celso dos Santos, que no dia 16 de maio de 1984 sugeriu a mudança para Praça Teotônio Vilela.
Os vereadores não chegavam a um acordo. Então, Dioclides Teixeira de Almeida, Paulo Félix e Eunício Moraes Silva entraram com um substitutivo, propondo que o local se chamasse Praça da Liberdade. Sem acordo, os vereadores Celso Santos e Rogério Dias, apresentaram um novo projeto, nomeando como Praça Nicola Vivilechio, primeiro prefeito de Taboão da Serra.
O ex-prefeito Ary Dáu, na época, se manifestou sobre a mudança, dizendo que seria favorável a manutenção do nome porque “já ser bem conhecido”, mas que se fosse para mudar, que escolhessem a data de emancipação do município.
A reportagem do jornal O Cidadão ouviu na época a vereadora Maria Alice Borge Gion, do PT, que disse que era necessária a mudança porque “é um péssimo cartão de visita de nossa cidade. Afinal, nem mesmo os ‘revolucionários’ de 64 defendem mais esse malfadado golpe militar”.
O vereador da época, José Martins, também se manifestou: “Não passa de uma data, sou a favor que se dê o nome de uma pessoa do município, não sou favorável ao nome de uma pessoa de fora. Nicola Vivilechio foi um homem que enfrentou todas as dificuldades de instalação da prefeitura. Tinha de ser até motorista”.
Por essa e por outras é que a praça, que ainda brilha no centro de Taboão da Serra, deixou para trás o nome de 31 de março e passou a ser chamada de Praça Nicola Vivilechio.
Veja mais fotos de como a praça irá ficar