Home

Prazo para regularizar ou tirar título de eleitor termina em 4 de maio

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/04/2016 00:00
Prazo para regularizar ou tirar título de eleitor termina em 4 de maio

Eleitores que pretendem votar nas próximas eleições têm até o dia 4 de maio, para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Este é o prazo final para quem precisa tirar o título pela primeira vez, realizar transferência, atualizar dados e regularizar o título cancelado ou suspenso.

Publicidade
Publicidade

Os Cartórios Eleitorais da região estão com horário especial de atendimento até o dia 4 de maio. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, inclusive no feriado de 21 de abril, 23 e 24 de abril (sábado e domingo), 30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo).

Os cartórios vão funcionar, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, inclusive no feriado e finais de semana | Reprodução / TRE

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. O jovem que completar 16 anos até 2 de outubro – data do primeiro turno – pode votar nas eleições municipais de 2016, desde que solicite seu título até 4 de maio.

Para o primeiro título, o cidadão deve fazer o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) e levar documento original de identidade e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

Para transferência, o interessado deve agendar no site do TRE/SP o atendimento e comprovar a identidade e a residência mínima de três meses. Para tirar a 2ª via, o eleitor também precisa fazer o agendamento.

O primeiro turno das eleições municipais de 2016, será realizado em 2 de outubro. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores acontecerá  30 de outubro.

Documentos necessários:
1ª via do Título de Eleitor – RG original ou certidão de nascimento ou casamento (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação);
– comprovante de endereço (conta de luz, conta bancária, ou conta de telefone, etc … desde que contenha nome e endereço e seja recente); e
– comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos).

2ª via do Título de Eleitor – RG ou outro documento de identificação (o novo modelo de passaporte não é válido como documento de identificação para fins eleitorais, por não conter dados referentes à filiação), e preencha o requerimento solicitando a 2ª via do Título Eleitoral. A 2ª via pode ser requerida até 10 dias antes da eleição. A 2ª via só pode ser expedida caso não tenha havido qualquer alteração desde a data da inscrição.

Transferência do Título de Eleitor – No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Serviço

Taboão da Serra
324ª Zona Eleitoral
Rua Elisabeta Lips, 303 – Jd. Bontempo/Taboão da Serra
Tel. 4701-8051 / 4786-4912

416ª Zona Eleitoral
Rua Helmulth Strobel, 165 – Pq. Pinheiros – Taboão da Serra
Tel. 4786-2613 / 4786-3250

Embu das Artes
341ª Zona Eleitoral
Rua José de Alencar, 48, Vila Salim (centro)
Informações: 4704-4501/ 4781-4036

391ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua São Lucas, 225, Jd. Vazame
Informações: 4783-4950/ 4203-1345

Itapecerica da Serra / Juquitiba e São Lourenço da Serra
201ª Zona Eleitoral
Rua David Farah, 25, JD. Santa Isabel
Informações: 4666-5526 / 4666-3128

Embu-Guaçu
Praça Ivan Braga Oliveira, s/n, Centro  
Informações: 4661-3631

 

Publicidade
Publicidade