Prefeito Aprígio se reúne com estudantes de Planejamento Territorial da UFABC
Encontro é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e a instituição, com objetivo de favorecer a troca de conhecimento e a discussão entre acadêmicos e a Prefeitura
Alunos da UFABC foram recebidos pelo prefeito Aprígio em 14 de junho
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Por Vera Sampaio
O prefeito Aprígio recebeu na quarta-feira, dia 14, alunos do curso de bacharelado em Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os estudantes estavam acompanhados da profa. Dra. Rosana Denaldi e da coordenadora do curso, a profa. Dra. Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida. O encontro faz parte de uma parceria entre o Governo Municipal e a UFABC que tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento e a discussão entre acadêmicos e a Prefeitura.
Também participaram da reunião os secretários Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano,
Habitação e Meio Ambiente), Arnoldo Landiva (Comunicação) e Valdemar Aprígio (Serviços Urbanos e Manutenção).
Na ocasião, os alunos conversaram com o Prefeito Aprígio sobre os desafios de gerir o município. “Taboão da Serra tem um dos maiores adensamentos populacionais da América Latina, poucas áreas verdes, e ainda é dividido pela BR-116. Enfrentamos as demandas com seriedade e buscamos implantar nossa agenda governamental de forma a devolver a dignidade à população”, explicou o prefeito.
“Fiquei muito feliz em ver jovens tão engajados, comprometidos em buscar soluções para os desafios existentes e que entendem que o Planejamento Territorial é uma das formas de desenvolver cidades mais sustentáveis e que possam atender as demandas dos munícipes em sua integralidade”, completou Aprígio.
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) tem estreitado laços com instituições de Ensino Superior, como a UFABC.
Segundo o secretário Nílcio Regueira Dias, essas as parcerias ajudam no aperfeiçoamento das políticas públicas.
“A busca pelo olhar crítico da Academia só contribuí para que a gente observe melhor o que estamos fazendo, com mais cuidado e evolua nas ações, medidas e definições. A UFABC tem um curso novo e inovador de Planejamento Territorial que é revolucionário, tem sido olhado pelo mundo inteiro, com uma produção acadêmica muito importante e esses estudantes, com esse diferencial, vão nos ajudar ainda mais no aperfeiçoamento da nossa política urbana, e vão contribuir com a revisão da Lei do Plano Diretor”, falou explicou o secretário Nílcio Regueira Dias (SDUHMA).
“Estamos na fase interna, de preparação do processo participativo da revisão do Plano Diretor, produção de diagnósticos e estudos, e essa contribuição dos estudantes universitários vai nos ajudar a ter um material ainda mais qualificado, para dialogar com a população e avançar nas definições que são tão importantes para o futuro da nossa cidade”, finalizou o secretário.
A profa. Dra. Rosana Denaldi afirmou que tanto os alunos, quanto o município ganham com a parceria. “Considero que é uma troca muito interessante. Para os alunos, eles vivenciam os problemas na prática, têm condições de aplicar os conhecimentos da academia e, ao mesmo tempo, aprender com a acúmulo dos técnicos da Prefeitura. Por outro lado, a Prefeitura também pode se beneficiar com o trabalho dos alunos que trazem contribuições, ideias, críticas. É uma parceria que ganha o município, ganha a universidade e os estudantes que vão ter uma formação mais sólida”, declarou.
Além da conversa com o prefeito Aprígio, os alunos da UFABC visitaram diversos pontos da cidade, como o Viveiro Municipal, Parque Laguna, Jardim Comunitário, Pirajuçara e Largo do Taboão.