Prefeito de Itapecerica da Serra decreta luto oficial de três dias pelo acidente no Potuverá
Havia 70 pessoas no local na hora do acidente, e 40 foram atingidas, sendo que nove morreram
O prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano, declarou luto oficial de três dias no município em solidariedade às vítimas do acidente ocorrido na empresa localizada no bairro do Potuverá na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, que deixou nove mortos.
“É declarado luto oficial no Município, por três dias, a partir desta data, em sinal de pesar pelas vítimas do acidente ocorrido na empresa Multiteiner Comércio e Locação de Containers LTDA, devendo permanecer as Bandeiras Oficiais a meio mastro.”, informa o decreto nº 3.424.
Um desabamento dentro de uma empresa de contêiner deixou nove mortos e 31 feridos, na manhã desta terça-feira (20), em Itapecerica da Serra. Segundo o Corpo de Bombeiro, 28 vítimas foram socorridas pelo Samu, GRAU ou pelo helicóptero Águia, outras três não quiseram ir a unidade de saúde e foram atendidas no local.
As vítimas foram socorridas para os PS Jacira, PS Central e Hospital Geral de Itapecerica da Serra, PS de Embu das Artes e Hospital Geral de Pirajussara, em Taboão da Serra.
Ainda conforme a corporação, o desabamento ocorreu na Estrada Ferreira Guedes, no Potuverá, por volta das 8h45. Cerca de 100 pessoas trabalhavam no local na hora do desabamento. Vinte viaturas, 79 homens do Corpo de Bombeiros de Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia e capital atendem a ocorrência, e contam com o apoio de equipes de vários órgãos.
De acordo com a major dos bombeiros, Luciana Soares, cerca de 64 trabalhadores estavam em uma reunião no mezanino de um galpão da empresa, quando a laje desabou.
De acordo como capitão Elias, em entrevista ao jornal Primeiro Impacto do SBT, 79 homens do corpo de Bombeiros estão no local para resgatar vítimas possivelmente presas debaixo dos escombros e que ele considera a ocorrência “bastante complexa”, devido à gravidade da situação.
Além do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência dois helicópteros Águia, da Polícia Militar,o Samu, Defesa Civil de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, policiais militares, GCM e agentes de trânsitos da cidade.
O candidato a deputado estadual, Jones Donizette (Solidariedade), e a candidata a deputada federal Ely Santos, visitavam a empresa no momento do desabamento e ficaram feridos.
Em nota, a assessoria do candidato Jones informou que ele e Ely foram convidados para conhecer a empresa, quando, ao se despedirem dos trabalhadores, parte da estrutura de concreto se rompeu e os deixou presos nos escombros.
“Os dois foram resgatados com vida. Quatro integrantes da sua equipe também ficaram entre os escombros. Eles já foram resgatados e levados ao hospital. Jones Donizette lamenta profundamente e se solidariza com as famílias vítimas desse desastre, e pede orações pra que as vítimas internadas tenham pronta recuperação”, diz a nota.
Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, prestou solidariedade aos envolvidos no acidente de Itapecerica da Serra. “Minha solidariedade aos feridos e às famílias das vítimas do desabamento em Itapecerica da Serra. O Corpo de Bombeiros e as demais forças de segurança de SP atenderam prontamente a emergência. No momento temos mais de 90 homens no local para resgatar as vítimas que estão sob os escombros”, publicou nas redes sociais.