Prefeito de Itapecerica da Serra “foge” de perguntas durante coletiva com a imprensa
O prefeito de Itapecerica da Serra, Franciso Nakano, que não respondeu as perguntas dos jornalistas
O prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano (PL), vem dando demonstrações que a cidade, berço de todos os municípios da região, não tem um comandante a altura da sua história e importância.
Nesta segunda-feira, após uma atabalhoada coletiva de imprensa, deixou os jornalistas sem respostas, não explicou nenhum questionamento dos profissionais presentes na live e simplesmente deixou a entrevista sem dar nenhuma satisfação a população que seria informada através da cobertura jornalística local.
O descaso com a imprensa já poderia ser previsto. Nem todos os veículos de comunicação foram convidados e os que foram chamados para a coletiva, foram avisados faltando apenas 40 minutos para o início da entrevista. Depois, com todos conectados, um atraso de quase uma hora para que Nakano e seu secretariado expusessem dados sobre a pandemia em Itapecerica da Serra.
Como acontece em toda coletiva, no final, os jornalistas questionam e contestam dados apresentados. Fazer perguntas, esclarecer dúvidas sobre determinado item apresentado para as pautas e simplesmente, sem nenhuma explicação e respeito aos profissionais da imprensa, se retirou e sem responder nenhuma pergunta.
Nakano não explicou, por exemplo, porque a prefeitura divulga um número de mortos na pandemia bem abaixo do que o Estado afirma que Itapecerica da Serra está registrando na verdade. Nakano também não respondeu a imprensa sobre os gastos com o combate ao coronavírus, onde estão sendo investidos os milhões de reais do contribuinte.
A imprensa fez seu papel. Da forma como deve ser feita. Aguardou toda a exposição dos dados oficiais, mas por volta de 12h30, o prefeito e sua equipe saíram da reunião no Google Meet, sem ao menos se despedir e deixaram os jornalistas “literalmente” falando sozinhos.
Os jornalistas aguardaram algum comunicado por parte da assessoria de comunicação, porém não houve nenhuma manifestação. Por volta das 13h15, o Portal O Taboanense encerrou sua participação no encontro.
O prefeito Nakano deve explicações, não apenas para a imprensa, mas para o povo de Itapecerica da Serra que o elegeu e com quem ele tem, pelo menos em tese, responsabilidade e compromisso.