Prefeito Fernando Fernandes acompanha aprovação do Plano de Carreira da GCM na Câmara Municipal
Por Ricardo Lima
Na manhã da última quinta-feira, 14, o prefeito Fernando Fernandes Filho esteve na Câmara Municipal e acompanhou a aprovação do projeto de leique altera o Plano de Cargos e Carreiras da GCM, com o objetivo de corrigir o estatuto anterior, possibilitar a evolução dos guardas através de cursos de qualificação e titulação, além doaumento do salário inicial da corporação. A nova lei vai entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018.
Segundo o prefeito Fernando Fernandes, a nova lei valoriza o trabalho da corporação, ajuda na capacitação e qualificação dos guardas, além da evolução da carreira. “Como criador da Guarda Civil Municipal, fico feliz de participar desse histórico para cidade e poder realizar essa melhoria dos direitos de trabalho para esses heróis que saem de suas casas e colocam suas vidas em risco para cuidar da segurança da população”, falou.
O projeto foi apresentado pelo secretário de Gestão de Pessoas, Gilmar Leone, e discutido no dia 11 de dezembro, durante audiência pública da Comissão de Segurança na Câmara Municipal, que teve a presença dos guardas e alguns vereadores. Com a aprovação do plano de Cargo e Carreira, o salário inicial da GCM passará de R$ 1.200,00 para R$ 1.800,00.
De acordo com o comandante da GCM, Sandro Léo, o novo plano de cargos e carreirasgarante a evolução da carreira da corporação. “Gostaria de agradecer o prefeito Fernando Fernandes que sempre tratou com carinho e respeito a GCM em sua gestão, além de trazer os benefícios que foram retirados anteriormente. Esse será um dos legados que deixaremos para as novas gerações”, disse.
O novoplano de carreira ajuda na evolução vertical e na horizontal funcional, aumento do salário inicial, além de oferecer cursos de titulação e qualificação (graduação, pós-graduação ou doutorado) e a cada dois anos os guardas terão o reenquadramento dentro da corporação.
Em 2013, a Guarda Civil Municipal contava com um efetivo de 124GCMs. Atualmente, a corporação conta com 231guardas entre homens e mulheres. O governo do prefeito Fernando Fernandes vem investindo na área da segurança, com a aquisição de novos coletes balísticos, novos uniformes, 14 novas viaturas e seis novas motocicletas para a ROMUCAM (Rondas Municipais com Apoio de Motocicletas).
A prefeitura instalou seis novas bases móveis e duas bases fixas da GCM, criou a ROMU (Ronda Ostensivas Municipais) e adquiriu sete novos decibelímetros para medir a intensidade de sons e ruídos.A Secretaria de Segurança e Defesa Social restaurou as câmeras de segurança e criou um Centro de Gerenciamento de Crise. Além da Lei 2173/2013, também conhecida como “Pancadão, Não!”, a pasta instituiu lei contra o descarte irregular de lixo.