Prefeito Fernando Fernandes anuncia medidas emergências para combater o crime em Taboão da Serra
Prefeito Fernando Fernandes ouviu as demandas e propostas dos moradores da região do Pq. Monte Alegre na tarde desta terça-feira, dia 30, e apresentou propostas para melhorar a segurança
Prefeito Fernando Fernandes se reúne com moradores do Pq. Monte Alegre para discutir segurança
A onda de violência no Jd. Monte Alegre e região, que se intensificaram nas últimas semanas com inúmeros roubos e furtos, sequestro, e na última sexta-feira, um latrocínio, roubo seguido de morte, aumentou o clima se insegurança e medo na população. Por conta disto, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) se reuniu com moradores na tarde de terça-feira, dia 30 e anunciou medidas emergências, que deverão entrar em vigor o mais rápido possível.
Fernandes ouviu os moradores, que estão apavorados, e clamam por uma solução a curto prazo. O prefeito ouviu as demandas e propostas da população para melhorar a segurança dos bairros. E anunciou que irá convocar 60 GCM’s que foram aprovados em concurso público para aumentar o efetivo da Guarda Municipal, a aquisição de 12 motos para realizar patrulhamento ostensivo nas áreas de maior índice de criminalidade. E irá implantar em todo o município o sistema de videomonitoramento.
“Estamos contratando 60 guardas municipais, vamos alugar mais 12 motos, eu quero fazer seis equipes de dois homens, rodando 24 horas pela cidade. Isso não é um pedido, é uma determinação”, garantiu o mandatário.
Fernandes também esclareceu que nenhuma base comunitária da GCM foi fechada no município, houve remanejamento. E disse que está contratando uma empresa para construir duas bases de concreto, para o Pq. Marabá e Pq. Monte Alegre, que irão substituir as móveis que lá existem. A ideia é aumentar a segurança desses bairros que fazem divisa com a cidade de São Paulo.
Sobre o videomonitoramento, Fernandes, esclareceu que o sistema que será adotado em Taboão da Serra é inspirado no que existe em Osasco e nas cidades do ABC.
“Eu vou abrir licitação para contratar uma empresa para fazer todo o videomonitoramento da cidade […] Vamos fazer uma muralha na cidade. Todas as entradas da cidade serão monitoradas com um aparelhamento muito moderno. É caro. Só pra fazer isso eu vou gastar R$ 300 mil por mês. E vamos acoplar esse videomonitoramento nos radares que já temos. Quando o carro entrar na cidade agente vai saber se é furtado, sem tem algum problema. Vamos saber o trajeto dele dentro da cidade, porque as câmeras vão nos dizer […] Quero que essa concorrência seja feita o mais rápido possível, pra gente já instalar. Todas as entradas da cidade terão câmeras estratégicas”, disse Fernandes.
Fernando Fernandes reclamou da Polícia Militar, de acordo com ele a PM “sumiu” da cidade. “Quero saber qual o efetivo da Polícia Militar em Taboão da Serra. Aqui, a Polícia Militar sumiu”, criticou.
O prefeito pediu que a população cobre o Estado. “Eu tenho responsabilidades, os vereadores têm responsabilidades, mas tem que cobrar o Estado também […] Segurança não é um dever da Prefeitura. É um dever do Estado. É uma responsabilidade dele que nós estamos assumindo”, ressaltou.
Reunião do Conseg Taboão Monte Alegre
Nesta quarta-feira, dia 31, os moradores prometem comparecer em peso a reunião do Conselho de Segurança (Conseg) do Jd. Monte Alegre. Na ocasião autoridades da Polícia Militar, da Polícia Civil e da GCM estarão presentes para mostrarem o que está sendo feito para diminuir o número de crimes no bairro e adjacências.