Prefeito Fernando Fernandes inaugura biblioteca no centro de Taboão da Serra
Fernando Fernandes recebe a carteirinha nº 1 da nova biblioteca
Uma solenidade simples marcou a inauguração da nova Biblioteca Municipal Castro Alves, no centro da cidade, no último dia 26. O acervo do local conta com 16 mil livros e o prédio, que foi todo reformado, possui duas salas de leitura e pesquisa, três salas de biblioteca circulante, três banheiros (um adaptado para deficientes físicos), seis computadores com acesso à internet e máquina de xerox.
No evento de inauguração estiveram presentes o prefeito Fernando Fernandes, a deputada Estadual Analice Fernandes, o Secretário de Educação e Cultura João Medeiros, o ex-secretário de Educação e Esporte Professor Said Jorge de Moraes, a diretora de Cultura Magali, várias professoras da rede pública municipal, além de diversos escritores da nossa cidade, como os colaboradores do nosso site, o poeta Sérgio Vaz e o contista Antônio Carlos Afonso dos Santos.
A biblioteca abrigará também o Centro de Memória do Município de Taboão da Serra, onde estarão disponíveis documentos históricos (fotos, mapas, legislação, etc). “Pretendemos preservar a memória do município e garantir através desse acervo o acesso ao conhecimento sobre a história da cidade aos moradores”, informou o secretário de Educação e Cultura João Medeiros de Sá Filho.
No acervo histórico estará disponível o documento que de emancipação de Taboão da Serra. A doação foi feita pela Deputada Analice Fernandes que realizou uma pesquisa atrás da raridade no arquivo morto da Assembléia Legislativa. Esse verdadeiro resgate da história taboanense mostra com precisão que em 1959 a cidade tinha 8.400 moradores e apenas 615 eleitores divididos em duas seções eleitorais.
O prefeito Fernando Fernandes assinou o decreto que cria o Centro de Memória do Município de Taboão da Serra, que ficará responsável pela organização e preservação desses documentos históricos. O arquivo será público e subordinado a Diretoria de Cultura, ligada a Secretária de Educação.
A deputada Analice Fernandes falou da importância do hábito da leitura. “A família tem que incentivar a leitura, são os pais que criam e formam leitores. Pessoas que lêem estão mais preparadas para o futuro”, garantiu.
O prefeito Fernando Fernandes parabenizou a Secretaria de Educação e Cultura pela nova biblioteca. “É preciso ter a decisão política de fazer, mas é preciso pessoas competentes para realizar e você, João Medeiros, é uma dessas pessoas, parabéns a todos da Secretaria que trabalham com competência e ajudaram nesse projeto da biblioteca”.
A Biblioteca “Castro Alves” começou a funcionar a partir do dia 27 de agosto. Para se cadastrar é preciso levar RG original, comprovante de endereço, foto 3X 4 e um número de telefone fixo. Só poderão ser retirados livros de literatura, todos os outros são para pesquisa dentro do prédio da biblioteca que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Praça Nicola Vivilechio, nº 73, Jardim Bontempo.
Histórico
O prédio onde está instalada a nova biblioteca municipal tem muita história. Foi ali que na década de 60 funcionou a primeira central telefônica do município. No começo dos anos 80 o prédio foi utilizado para abrigar a escola Amor Perfeito, onde a prefeitura dava ensino especializado para crianças portadoras de doenças mentais. Com a integração desses alunos na rede pública após um bem sucedido projeto de inclusão, o prédio foi desativado e depois de uma cuidadosa reforma começa a abrigar a partir do dia 26 de agosto a Biblioteca Municipal Castro Alves.
Fotos