Prefeitura anuncia que vai aumentar grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus em Taboão da Serra
Atualmente os testes são realizados apenas em pacientes internados e nos trabalhadores da saúde e da segurança que apresentam sintomas do novo coronavírus. Governo vai usar o método RT-PCR
Prefeitura de Taboão da Serra vai aumentar o grupo de pessoas que poderão fazer testes para detectar o coronavírus. Segundo o prefeito Fernando Fernandes, o programa de testagem começa a partir da próxima segunda-feira, dia 18. Governo vai usar o método RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a infecção, já que rastreia o material genético do vírus Sars-CoV-2.
Atualmente os exames são realizados em pacientes internados e nos trabalhadores da saúde e da segurança que apresentam sintomas do novo coronavírus.
Com o novo programa de testagem, “todas as pessoas com sintomas de gripe que tenham mais de 60 anos e pessoas com problemas de saúde como por exemplo: doenças cardíacas , quem já teve derrame, doenças respiratórias crônicas, doença renal, diabetes. Também estão nesse grupo pessoas em situação de rua, trabalhadores de segurança , de limpeza pública e de transporte público”, explicou Fernandes em um vídeo divulgado na tarde desta sexta-feira, dia 15.
“Essas testagens irão nos orientar ainda mais para as nossas ações”, concluiu o gestor.
Teste RT-PCR
Nesse tipo de exame, coloca-se um cotonete na boca ou no nariz da pessoa a ser examinada. A análise da amostra em laboratório aponta se o paciente está ou não infectado com o vírus.
Esse método é considerado o mais eficaz porque consegue detectar o vírus logo após a aparição dos primeiros sintomas.