Prefeitura consegue verba para urbanização de assentamento irregular
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM OUTUBRO DE 2003
Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e a Prefeitura de Taboão da Serra garantirá uma verba para a execução do muro de arrimo e a reurbanização do assentamento irregular, no Jardim São Judas. No início do ano, um acidente no local causou a morte de várias pessoas de uma família. O assentamento possui aproximadamente 1400 moradores em cerca de 350 moradias.
No dia 13 de outubro, a deputada estadual Analice Fernandes intercedeu junto ao secretário Estadual de Habitação e presidente do CDHU Barjas Negri e no dia seguinte, o secretário municipal de Habitação engenheiro Tadeu e a coordenadora da Unidade Executora Municipal (UEM), Elaine da Silva, compareceram ao CDHU e receberam a boa notícia do Gestor do Programa Habiteto, Arnaldo Negri. Uma verba de cerca de 350 mil reais já será liberada pelo CDHU para construção do muro de arrimo.
Urbanização
Os moradores do assentamento do Jd São Judas serão preparados para uma experiência privilegiada de vida. A Prefeitura de Taboão da Serra, que vai urbanizar todo o local e livrar aquela comunidade da antiga convivência com a degradação urbana.
No último dia 15, foi realizada a 1ª reunião com os moradores na Escola Estadual Silvia Aparecida para esclarecer o plano de urbanização. A urbanização possibilitará a instalação de redes de luz, água, esgoto, melhorias habitacionais, regulamentação fundiária e a oficialização do sistema viário.
“As ações realizadas pela Prefeitura serão integradas nas áreas física, social e de regularização fundiária para que seus moradores tenham qualidade de vida de forma sustentável garantindo sua cidadania”, informou Elaine da Silva, coordenadora da UEM.
Congelar para melhorar
Em termos técnicos, o assentamento do Jd São Judas está “congelado”. Isto significa que os moradores estão orientados a não aumentar suas casas, e a fiscalizar para não haver novas ocupações.
“Será elaborada uma planta de toda a área, com suas condições atuais, e em cima deste desenho será desenvolvido o projeto de urbanização”, explica o Secretário de Habitação, engenheiro Tadeu Parisotto.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação