Prefeitura de Embu das Artes apresenta grupo de elite da GCM e 15 novas viaturas
〉 Nely Rossany
A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes conta agora a Ronda Ostensiva Municipal, a Romu, grupo de elite que visa combater a criminalidade na cidade. Na noite de terça-feira, aconteceu a apresentação oficial dos agentes e a entrega de 15 novas viaturas e 4 motos que vão fazer parte da Romu.
“ A Romu é a tropa de elite da Guarda Municipal que vai apoiar o policiamento diário. Sabemos que a segurança é um dos temas que mais preocupam o nosso cidadão e por isso estamos investindo cada vez mais”, disse em entrevista o prefeito Ney Santos (PRB).
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, duas turmas com 32 agentes atuarão no grupo. Hoje o efetivo total da Guarda Municipal é de 154 agentes e mais 50 estão em treinamento. Com a formação da nova turma, que deve acontecer em abril de 2018, o efetivo vai totalizar 204 guardas, e segundo o prefeito, esse número deve aumentar. “Nossa expectativa é que crescendo a arrecadação na cidade, os investimentos em segurança e outras áreas aumentem também. Ainda não contamos com o número ideal, que seria de acordo com o tamanho da nossa cidade, de cerca de 500 ou 600 guardas, mas pode ter certeza que de acordo com o nosso orçamento vamos fazer esse efetivo aumentar”.
No evento, o presidente da Câmara, Hugo Prado (PSB), que ficou cerca de dois meses à frente da prefeitura, reforçou o discurso de Ney sobre a crise econômica e de arrecadação que a prefeitura enfrenta e destacou que mesmo diante das dificuldades financeiras, os investimentos continuam sendo realizados pela gestão. “Em apenas nove meses de governo estamos entregando para nosso povo 15 novas viaturas, quatro motos e 200 GCMs. Hoje temos um efetivo maior do que a PM de Embu das Artes. Não vamos ficar tercerizando nossa responsabilidade não, iremos colocar nossa força policial na rua”, afirmou.
Criminalidade
O número de roubos na cidade de Embu das Artes diminuiu 25% no mês de setembro, mas em compensação o número de homicídios cresceu em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em setembro de 2016 a cidade não havia registrado homicídio já no mesmo mês desde ano, foram três casos de assassinatos. Os dados de setembro foram os últimos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Os casos de roubos de veículos também tiveram alta com 23 casos em setembro de 2016 e 36 casos de roubos de veículos no mesmo período deste ano, uma alta de cerca de 56%. “Os homicídios subiram em todo o País, então na nossa cidade não seria diferente. Quanto a diminuição do número de roubos acredito que muito se deve à gestão diferenciada que demos para a Guarda com liberdade de atuação”, salientou.