Prefeitura de Embu das Artes emite nota oficial sobre saída dos 20 médicos cubanos da cidade
Na região diversas cidades serão afetadas com a saída dos médicos cubanos do programa. Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu serão os municípios mais prejudicados com a decisão. Taboão da Serra possui convênio com o Mais Médicos, mas nenhum dos oito profissionais que estão na cidade são cubanos.
A situação mais delicada é de Embu das Artes. A cidade conta com 20 profissionais cubanos que atuam nas UBS no Programa de Saúde da Família. “Vamos perdê-los e ainda estamos estudando a forma de termos o menor impacto possível. Estamos preparando um Processo Seletivo emergencial, teremos que contratar no mínimo essa quantidade de médicos, de imediato”, diz José Alberto Tarifa, secretário de saúde de Embu das Artes.
Em nota oficial, a prefeitura da cidade se pronunciou sobre a saída dos médicos:
O governo de Cuba enviou ordens para que os médicos do programa Mais Médicos não atendam mais no Brasil a partir de amanhã, (21/11) sendo antecipado o encerramento do contrato que iria até dia 20/12.
Nossa cidade perde desta forma 20 profissionais que atendiam nas UBS’S, dificultando assim o atendimento à população nestes próximos dias.
A prefeitura municipal abrirá imediatamente contratação emergencial de médicos para repor está perca no quadro médico o mais rápido possível, respeitando todos os princípios da lei.
Paralelamente aguardamos o processo seletivo do ministério da saúde, para repor a perca destes profissionais em todo o Brasil.
Contamos com a compreensão de todos!