Prefeitura de Embu das Artes fecha Hospital de Campanha do Pq. do Rizzo nesta sexta-feira
A unidade foi inaugura em 23 de março, foram atendidas 4.106 pessoas, sendo que 630 ficaram internadas

Hospital de Campanha do Pq. do Rizzo foi inaugurado em 23 de março
Após mais de 100 dias, a prefeitura de Embu das Artes encerrará as atividades no hospital de campanha do Parque do Rizzo na próxima sexta-feira, dia 10. A decisão de fechar a unidade, segundo a prefeitura, é devido a “redução do número de casos no município e o avanço de pacientes curados”. Ao todo, foram atendidas no Centro Médico de Combate ao Coronavírus mais de 4 mil pessoas, sendo que Embu das Artes tem 600 pessoas curadas.
Desde sua inauguração, em 23 de março, até a data de hoje, foram atendidas 4.106 pessoas, sendo que 630 ficaram internadas, 103 foram transferidas para UTI, 98 foram a óbito e 478 tiveram alta, representando uma taxa de cura de pacientes internados de 76%. A taxa de letalidade do hospital, levando-se em conta todos os pacientes atendidos, foi de 1,19%.
O município de Embu das Artes se tornou referência nacional ao entregar dois hospitais de campanha em menos de 60 dias. O primeiro, o Centro Médico de Combate ao Coronavírus no Pq. Francisco Rizzo, e o segundo, com a transformação do Hospital Leito Irmã Anette, o conhecido como Hospital Vazame, em mais um hospital de campanha, equipado com leitos de internação e cinco leitos de UTI, todos com o objetivo de combater a pandemia da covid-19.
“ Além do pioneirismo, foi um local que salvou muitas vidas. Claro que lamentamos as pessoas que foram a óbito e somos solidários aos familiares que ainda sofrem com as perdas dos entes queridos. Em um momento em que o mundo ainda estava atordoado com o descontrole da pandemia, tivemos a importante iniciativa de criar o primeiro centro de combate do país. Minha preocupação naquele momento era zelar pela nossa população, não hesitei em voltar todas as atenções para a saúde da nossa gente”, disse o prefeito Ney Santos.
Os novos atendimentos serão realizados no hospital de campanha montado no Jd. Vazame, que passa a ser referência para pacientes com coronavírus. A unidade oferece mais de 45 leitos, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também tomografia computadorizada 3D, que auxilia no diagnóstico da covid-19.
Serviço
Hospital de Campanha (onde funcionava o Hospital Leito Irmã Annete
Endereço: Rua São Lucas, 92 – Jd. Vazame, Embu das Artes