Prefeitura de Embu das Artes inicia produção própria de oxigênio para pacientes com covid-19
A Prefeitura de Embu das Artes montou uma usina para produção de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns (UPA Santo Eduardo), referência no atendimento às pessoas com covid-19. A produção começou nesta segunda-feira, dia 15.
Embu das Artes é a primeira cidade da região metropolitana de São Paulo a produzir o próprio oxigênio. “A partir de agora, Embu das Artes fabricará seu próprio oxigênio para tratamento dos pacientes [com coronavírus] e não correrá risco de desabastecimento […] como em Manaus, por exemplo”, comentou o prefeito Ney Santos (Republicanos).
A usina produzirá 12 mt³ de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande. O dobro necessário da demanda atual da UPA Santo Eduardo. A cidade consome, apenas na UPA, 12 cilindros por dia. A usina produzirá cerca de 24 cilindros por dia.
“No último mês acompanhamos o aumento do uso de oxigênio e a dificuldade para aquisição do volume necessário dentro prazo. Para implementar soluções antes que um caos aconteça, decidimos implantar a usina e não depender da logística de entrega”, explicou Thais de Almeida Miana, secretária de Saúde de Embu das Artes ao “G1”.
Ocupação de leito
Há uma semana, Embu das Artes está com 100% de ocupação nos cinco leitos de UTI que possui. Nesta segunda-feira, 12 pessoas estão na fila por uma vaga. Os pacientes estão inseridos na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h
02/10/2026
Fim de semana de eleição tem previsão de chuva em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra
02/10/2026
Taboão da Serra lança programa para buscar mulheres que nunca fizeram mamografia
02/10/2026

