Prefeitura de Embu forma 50 novos agentes da GCM; frota de veículo será renovada
O secretário de Segurança de Embu das Artes, Denis Pinto Viana, confirmou na última segunda-feira, dia 9, que a Guarda Civil Municipal contará com mais 50 agentes. Os novos integrantes da GCM estão em treinamento e deverão ser integrados oficialmente na corporação em fevereiro de 2018. Viana também declarou ao Portal O Taboanense, que a Prefeitura fará a renovação da frota de veículos para reforçar o trabalho de segurança no município.
Os novos servidores estão em treinamento e, a partir do dia 20 de novembro até meados de fevereiro, os agentes farão um curso obrigatório de capacitação de 570 horas, que faz parte da grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Após o curso os guardas estarão aptos para realizar o policiamento preventivo na cidade, amparados pela Lei Federal 13022/2014.
“Nós temos a matriz curricular do Senasp, que nos dá toda a grade curricular e faremos adaptações das questões peculiares da nossa cidade”, comentou Viana.
O curso será realizado no próprio município. Se fosse realizado por uma empresa particular a Prefeitura gastaria mais de R$ 1,5 milhão, como explica o secretário. “Nós fizemos uma cotação de três orçamentos, esse curso de formação de 570 horas, utilizando o espaço da nossa cidade, o mais barato sairia R$ 1. 570 milhão”.
Frota renovada
A Prefeitura irá renovar a frota de veículos da GCM de Embu. De acordo com o secretário de Segurança, a cidade irá receberá 10 novas viaturas pequenas, modelo Renault Duster, além de cinco da Chevrolet Trailblazer.
“Temos 10 viaturas Duster chegando à cidade e também teremos a implementação da Romucam (Ronda Ostensiva Municipal Urbana com o Apoio das Motocicletas), policiamento especializado da guarda, contando com cinco viaturas Trailblazer”, disse Viana.
Após a incorporação dos novos agentes a GCM de Embu contará com 207 guardas civis e 19 viaturas, contando com as motocicletas e o ônibus da Guarda que faz o policiamento do Parque Francisco Rizzo, centro expandido e Largo 21 de Abril.