Home › Itapecerica da Serra

Prefeitura de Itapecerica da Serra abre apuração após atividade escolar com imagem de menino negro em lixeira

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/09/2026 • 13:24
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

A Prefeitura de Itapecerica da Serra abriu uma apuração formal sobre uma atividade escolar que trazia a imagem de um menino negro dentro de uma lixeira reciclável. O material foi distribuído na semana passada a alunos do 3º ano da rede municipal e fazia parte de uma avaliação bimestral.

Publicidade
Publicidade

Em nota oficial, a administração municipal pediu desculpas às crianças, às famílias e à comunidade escolar e afirmou que repudia qualquer forma de racismo e discriminação racial.

A ilustração fazia parte da proposta de produção de texto “A Missão dos Guardiões da Terra”, sobre reciclagem. Segundo a Prefeitura, a imagem foi produzida com auxílio de inteligência artificial e estava inserida em uma prova com mais de 25 páginas.

O caso foi identificado em uma das ilustrações do material. Após tomar conhecimento do problema, a Secretaria Municipal de Educação retirou a imagem de circulação e preparou uma nova versão da atividade.

A Prefeitura informou que a apuração vai verificar como a ilustração foi selecionada, revisada e incluída no conteúdo entregue aos estudantes. Também serão analisados os registros do processo e ouvidos os profissionais envolvidos.

A administração ressaltou que o uso de inteligência artificial não elimina a responsabilidade pela revisão do material.

“Constatadas irregularidades, os responsáveis estarão sujeitos às medidas administrativas e disciplinares previstas na legislação, conforme a gravidade dos fatos”, informou a Prefeitura.

Secretária diz que imagem não foi identificada na revisão

A secretária municipal de Educação, Irani Conceição Baciega Roschel, afirmou que o material passou por diferentes etapas de análise antes de chegar às escolas, mas a imagem não foi percebida nesse processo.

“A gente fica triste com isso, porque essa avaliação ela vai para a escola, os gestores olham, todo mundo olhou, nós olhamos aqui e ninguém viu essa imagem. Então não teve maldade e nem racismo nessa ação. A gente entende que o objetivo dessa própria atividade era colher dados de um texto com intuito de natureza e não de racismo”, afirmou.

A diretora de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Aline Pereira Silva, disse que a correção foi feita assim que a pasta foi informada sobre o problema.

“A gente tem um trabalho aqui e eu levo muito a sério essa questão racial dentro das nossas escolas. Quando nós identificamos, quando foi nos informado, montamos uma avaliação com a imagem corrigida, retiramos a imagem digital que estava de acesso para os professores”, afirmou.

As providências definitivas ainda não foram divulgadas. Segundo a Prefeitura, elas serão anunciadas após a conclusão da apuração.

A administração municipal afirmou ainda que mantém o compromisso de promover uma educação que respeite e valorize todas as crianças.

Nota oficial

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que determinou a apuração formal dos fatos relacionados à ilustração utilizada em uma atividade de produção de texto da rede municipal de ensino.

A Administração Municipal repudia toda forma de racismo e discriminação racial. Pede desculpas às crianças, às famílias e à comunidade escolar pela preocupação e pelo desconforto causados pela imagem.

Conforme as informações preliminares da Secretaria, a ilustração foi produzida com auxílio de inteligência artificial e integra uma prova bimestral com mais de 25 páginas. A ocorrência foi identificada nessa imagem específica. A origem da ilustração não afasta a responsabilidade de examinar como ela foi selecionada, revisada e incluída no material pedagógico.

A apuração abrangerá todas as etapas de elaboração e revisão da atividade, com análise dos registros pertinentes e oitiva dos profissionais envolvidos. Constatadas irregularidades, os responsáveis estarão sujeitos às medidas administrativas e disciplinares previstas na legislação, conforme a gravidade dos fatos.

A Secretaria Municipal de Educação informará as providências adotadas ao término da apuração e reafirma seu compromisso com uma educação que respeite e valorize todas as crianças. A Prefeitura reitera seu repúdio à representação veiculada na ilustração e a toda forma de racismo e discriminação racial, reafirmando seu compromisso com uma educação que respeite e valorize todas as crianças.

Prefeitura do Município de Itapecerica da Serra
Secretaria Municipal de Educação

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade