Prefeitura de Itapecerica da Serra inaugura serviço de luta contra a obesidade
O ambulatório foi inaugurado na sexta, dia 30, e fica no Centro de Especialidade Municipal (CEM)
O novo ambulatório possui quatro salas para profissionais e um saguão de atendimento
A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra inaugurou o Ambulatório da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade na cidade no último dia 30 de setembro. O equipamento funciona no Centro de Especialidade Municipal (CEM).
O serviço irá oferecer atendimento com equipe multiprofissional, equipamentos de ponta e de forma integral na área. Destaca-se que o tratamento cirúrgico da obesidade é considerado apenas uma entre as demais ações que irão proporcionar qualidade de vida e esperança para este público.
“Poderemos agora tratar aqui no município casos como o de obesidade mórbida; além de proporcionar orientação e principalmente prevenção. É uma inovação pela qual parabenizo todos que estiveram à frente”, disse o prefeito Francisco Nakano.
O novo ambulatório possui quatro salas para profissionais e um saguão de atendimento; estrutura para médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e enfermagem; além de bicicletas ergométricas, cadeiras, macas, equipamentos de fisioterapia e cadeiras de rodas adaptadas para obesos.
“É uma conquista sem investimento financeiro alto que para virar realidade contamos com parcerias e muito trabalho”, afirmou a superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Patrícia Gomes Nicastro.
Segundo a Prefeitura, a porta de entrada para o serviço será a Atenção Básica, com busca ativa de pacientes pela regulação municipal, identificados com o perfil do programa e com metas e contrato de compromisso. O objetivo é a adoção de medidas para a redução da obesidade, incluindo o encaminhamento para a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde, mas sendo indicado apenas em alguns casos.
“Tenho orgulho de fazer parte desta equipe que possui capacidade técnica e força de vontade para atender a população. Esta é uma linha de cuidado que a cidade necessitava”, contou a coordenadora da Autarquia de Saúde, Wanessa Gerona.