Prefeitura de Juquitiba determina ‘lockdown’ durante todo o fim de semana
Determinação passa a valer a partir das 20h de sexta feira (12) até as 5h de segunda-feira (15). Durante esses dias poderão funcionar apenas serviços de saúde; farmácias; postos de combustíveis e restaurantes a margem da DR-116, para atendimento exclusivo de caminhoneiros.
A Prefeitura de Juquitiba anunciou nesta quinta-feira, dia 11, que vai decretar lockdown no município no próximo fim de semana para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus. A determinação passa a valer a partir das 20h de sexta feira (12) até as 5h de segunda-feira (15).
Conforme decreto municipal, fica suspenso durante o fim de semana o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e religiosos, também fica proibido o funcionamento interno dos referidos estabelecimentos, bem como atendimentos delivery.
De acordo com decreto, durante esses dias poderão funcionar apenas serviços de saúde; farmácias; clínicas de saúde humana e animal; postos de combustíveis; restaurantes a margem da rodovia Régis Bittencourt, para atendimento exclusivo de condutores de transporte rodoviário, caminhoneiros.
A fiscalização será feita por funcionários municipais. A administração vai multar quem descumprir a medida em 50 Ufesp, o equivalente a 1.480,50. Reincidência acarretará na interdição total ou parcial da atividade e cassação do alvará de localização e funcionamento do estabelecimento.
Decreto 07/2021 disponível em http://juquitiba.sp.gov.br
“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. É a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social.
Boletim epidemiológico e ocupação de leitos
O anúncio do lockdown ocorreu no mesmo dia em que o município chegou a 1.922 casos confirmados de covid-19, 88 casos estão em tratamento e 36 óbitos.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2020 o município de Juquitiba registrou 21 óbitos. Em 2021, de janeiro até a data desta quinta-feira, 13 pessoas já morreram em decorrência da doença.
A pasta também informa que os três leitos destinados à covid-19 no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais e Covid, estão ocupados. Os pacientes estão aguardando vaga em hospitais de referência, que estão com lotação máxima.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 87,6% na Grande São Paulo e 86,7% no Estado. O número de pacientes internados é de 21.731, sendo 12.279 em enfermaria e 9.452 em unidades de terapia intensiva, conforme dados desta quinta-feira do governo do Estado.