Prefeitura de Taboão da Serra amplia atendimento a pessoas com suspeita de dengue com quatro polos
Serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, nas UBSs Margaridas, Record, Pq. Pinheiros e Dra. Maria José de Albuquerque (Pq. Assunção)

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra ampliou o atendimento para moradores com casos suspeitos de dengue. A cidade tem 39 casos confirmados da doença.
A partir de agora, Taboão da Serra conta com quatro polos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jd. das Margaridas, Jd. Record, Pq. Pinheiros e Dra. Maria José de Albuquerque (Pq. Assunção). O atendimento aos pacientes sintomáticos acontece de segunda a sábado, das 7h às 19h.
De acordo com a pasta, cada unidade conta com equipe com médico e profissionais de enfermagem, que além de fazerem o acolhimento, triagem e consulta, realizam a coleta de exames e a notificação dos casos atendidos.
“Nosso objetivo é desafogar os prontos-socorros do município, possibilitando a essas unidades o atendimento de urgências e emergências. Inicialmente escolhemos essas UBSs por estarem próximas aos laboratórios de análises clínicas, mas se for necessário, ampliaremos o serviço para mais unidades”, explica o secretário de Saúde, Ailton Bogalho Júnior.
A Secretaria de Saúde informou que todos os profissionais na rede passaram por capacitação, por isto, todas as UBSs estão aptas para o acolhimento, triagem e atendimento dos pacientes sintomáticos. Porém, a coleta de exames para testagem só é feita em um dos quatro polos. Vale ressaltar todas as 14 UBSs seguem prestando os demais atendimentos, consultas, exames e procedimentos de rotina da atenção básica.
Na Secretaria de Saúde ainda há um núcleo com médicos e profissionais de enfermagem que fazem o monitoramento dos casos confirmados.
“As equipe ligam para os pacientes confirmados e fazem o acompanhamento dos casos sintomáticos do 1º ao 7º dia. As pessoas que foram internadas ou ficaram em observação nos prontos-socorros por causa da dengue, após receberem alta hospitalar também são monitorados. Esse é um cuidado que temos para garantir o devido tratamento e recuperação dos pacientes”, conclui Bogalho.
Casos de dengue
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o início de sexta-feira, 14 de fevereiro, Taboão da Serra registrava 208 notificações de suspeitas de dengue, das quais 39 foram confirmadas e 153 descartadas.
Serviço:
UBSs Polos para casos suspeitos de dengue
Segunda a sábado, das 7h às 19h
UBS Jardim das Margaridas – Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400, Jd. Margaridas
UBS Jardim Record – Rua Imaruí, 47, Jd. Record
UBS Parque Pinheiros – Avenida Laurita Ortega Mari, 2131, Pq. Pinheiros
UBS Dra. Maria José de Albuquerque – Rua José Mari, 13, Pq. Assunção