Prefeitura de Taboão da Serra distribui mais de 27 mil máscaras de proteção facial
Secretaria de Desenvolvimento Econômico retomou confecção de máscaras e produção é feita por bolsistas do Programa de Apoio ao Profissional (PAP)
Bolsistas do Programa de Apoio ao Profissional (PAP) de Taboão da Serra confeccionam máscaras de proteção facial na Escola de Moda, Beleza e Estética
Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra trabalha para evitar a disseminação da covid-19 no município. Uma das maneiras é através da distribuição de máscaras de proteção facial para a população. Desde o início do ano até agora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda já realizou a doação de mais de 27 mil máscaras de tecido 3D reutilizáveis. Os itens foram distribuídos com o auxílio de outras pastas que realizam ações para conscientizar os moradores, como as Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Cidadania, de Transportes e Mobilidade Urbana, além da Secretaria de Manutenção.
O prefeito Aprígio ressaltou que o município trabalha para conter o novo coronavírus, mas todos precisam colaborar. “A máscara de proteção se tornou um item obrigatório e sabemos que embora acessível, nem toda a população tem condições de comprar. Às vezes a pessoa até tem máscara, mas por algum motivo não utiliza ou não usa da forma correta. Por isso, estamos fazendo a nossa parte, confeccionado e distribuindo máscaras para conscientizar os moradores sobre a importância do uso. Com cada pessoa fazendo a sua controlaremos a Covid-19”, destacou.
Adriana Barcellos, secretária de Desenvolvimento Econômico, explicou que a confecção das máscaras é realizada por bolsistas do Programa de Apoio ao Profissional (PAP). “Convidamos algumas PAPs para realizarem a confecção das máscaras. O PAP tem a função, não apenas de ser uma fonte de renda para quem está desempregado, mas de capacitar e auxiliar os bolsistas para que retornem ao mercado de trabalho”, disse. “As profissionais que aceitaram o desafio estão se sentindo motivadas, pois, ao passo que confeccionam as máscaras, estão aprendendo uma nova profissão, o que pode ser uma fonte de renda para elas e para a família”, destacou.
Maria Cícera Valente dos Santos é uma das bolsistas que realiza a confecção das máscaras. Há pouco mais de dois meses no projeto, ela conta com entusiasmo sobre a confecção. “Eu trabalhava na limpeza, agora estou começando a fazer máscaras e estou aprendendo a ter uma nova chance. Agradeço a todo mundo e as meninas que trabalham comigo. Aproveitar essa oportunidade é uma chance de aprender uma nova profissão”, comentou.
Michele Andrade, diretora da Escola de Moda, Beleza e Estética de Taboão da Serra, comentou como é o processo de confecção. “Com a supervisão de Jenifer Silva, que é estagiária do curso de Moda, as bolsistas se revezam para fazer o molde, corte e costura dos elásticos e tecidos, depois realizam a esterilização e colocam as máscaras em embalagens individuais junto com as instruções de uso”, explicou. “Já sob os cuidados da servidora Fabiana Dias, o processo de confecção é organizado, pois não trabalhamos com meta de produtividade e as máscaras são confeccionadas em ritmo confortável para todos. Em todo o processo são seguidos protocolos de segurança contra a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização das mãos e objetos, tudo para garantir a segurança tanto das bolsistas, quanto de quem receberá a máscara”, finalizou.