Prefeitura de Taboão da Serra e Cooperzagati lançam coleta de óleo de cozinha e geração de biodiesel
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A prefeitura de Taboão da Serra, em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra (Cooperzagati), lançou o serviço de coleta de óleo de cozinha usado. A iniciativa faz parte da campanha Junho Verde, voltada à preservação e conscientização ambiental. realizou na quarta-feira,dia 21, o lançamento de um novo serviço no município:
O lançamento do novo serviço, aconteceu dia 21 de junho, ocorreu na sede da Cooperzagati, no Parque Industrial das Oliveiras, e contou com a presença do prefeito Aprígio, da presidente da Cooperzagati, Luana de Oliveira, cooperados, dos secretários Valdemar Aprígio (Serviços Urbanos e Manutenção – SEMA), Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento
Urbano, Habitação e Meio Ambiente – SDUHMA), Wanderley Bressan (Desenvolvimenrto Econômico e Trabalho – SDE), Arnoldo Landiva (Comunicação), Dirce Takano (Educação), José Alberto Tarifa (Saúde), além da subsecretária de Meio Ambiente Ruth Ferreira Ramos, do secretário Executivo de Educação Oderlan Pereira e do coordenador da Defesa Civil Carlos Hueb. Também participaram Temístocles Mello da empresa Óleo Limpo e os representantes da Sabesp Carlos Alberto Passos, Ronaldo Costa Guimarães e Luiz Flávio Araújo Ramos.
“Parabenizo a Cooperzagati por essa iniciativa em parceria com o Governo Municipal. O meio ambiente está pedindo socorro e o óleo de cozinha usado, quando descartado incorretamente, faz um mal imenso e nem todo mundo sabe disso. Por isso, precisamos da colaboração dos moradores nesse projeto, fazendo a entrega voluntária nos pontos de arrecadação para reciclagem deste material”, convidou o prefeito Aprígio.
Dois pontos já recebem entregas voluntárias de óleo de cozinha usado: a própria Cooperzagati e o Ecoponto Municipal. A partir da próxima sexta-feira, dia 30, a população também poderá fazer entregas na Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) que será inaugurada no Parque Monte Alegre, no Viveiro Municipal.
A após o sábado, dia 1 de julho, os pontos de recebimento de óleo de cozinha usado serão
expandidos para condomínios, equipamentos públicos, restaurantes e empreendimentos gastronômicos. Os interessados em receber os coletores de óleo devem enviar um e-mail para [email protected] para cadastro.
“Estamos muito ansiosos com essa parceria, inclusive já recebemos contato de condomínios que toparam participar dessa iniciativa. Hoje a Cooperativa é responsável por cerca de 20% da coleta seletiva do município e conta com 22 cooperados, 22 famílias que tiram seu sustento unidas e, até o final do ano, teremos novos projetos e ainda mais novidades”, disse presidente Luana de Oliveira.
O secretário Nílcio Regueira Dias ressalta a importância das parcerias. “Política ambiental só é possível se tornar viável com parcerias, sejam com as Secretarias, como as que temos com a Secretaria de Educação para capacitação das comunidades escolares e alunos, seja com empresas e associações como a Óleo Limpo e Cooperzagati, e também com os veículos de imprensa, que fazem com que a informação chegue até a população. Só temos a agradecer”, declarou.
Selo Verde
“O Governo Aprígio está comprometido com o desenvolvimento humano e econômico da nossa cidade, mas sem soltar as mãos do compromisso com o Meio Ambiente. Por isso, vamos dialogar com as empresas e redes gastronômicas da nossa cidade para incentivar quem ainda não descarta corretamente a se juntar a nós. Quem aceitar, receberá um Selo Verde de compromisso com o Meio Ambiente”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan.
Reciclar é a solução
Segundo a coordenadora de Educação Ambiente, Deyse Brumatti, o óleo de cozinha é muito nocivo ao meio ambiente. “O óleo de cozinha usado é uma das substâncias que mais entopem as redes de esgoto e galerias pluviais. Além disso, ele ainda pode contaminar e impermeabilizar o solo, impedindo a passagem da água da chuva e, consequentemente, resultando em enchentes ou alagamentos. Estima-se que cada litro de óleo jogado pelo encanamento comprometem 20 mil litros de água. Por isso, ele não pode ser descartado na pia, esgoto ou no chão. Após esfriar, coloque o óleo de cozinha usado em uma garrafa plástica e leve até um dos pontos de recebimento.”, explicou.
“Todo óleo de cozinha usado que for arrecadado em Taboão da Serra através dessa parceria com a Cooperzagati será destinado para a produção de biodiesel, por uma empresa do litoral, e brevemente resultará em mais renda para os cooperados”, esclareceu Temístocles Mello, da empresa Óleo Limpo.
O secretário Valdemar Aprígio (SEMA), destaca que o Governo Municipal conta com o apoio da população. “Convidamos a todos para se engajarem nesse projeto. Leve o óleo de cozinha usado aos pontos de coleta. Precisamos que todos se engajem com a gente para que tenhamos êxito. Quem ganha somos todos nós, munícipes, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem”, conclui.
Serviço
Cooperzagati
R. Porfírio Herdeiro, 440 – Pq. Industrial das Oliveiras – Taboão da Serra
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4701-6443
Ecoponto de Taboão da Serra
Rua José Milani, 275 – Jd. Irapuã
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h
Escola Livre de Educação Ambiental (a partir de 30 de junho)
Rua Casablanca, 185 – Pq. Monte Alegre – Taboão da Serra
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h