Prefeitura de Taboão da Serra implanta botão de SOS em escolas municipais
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A onda de violência nas escolas de todo país preocupa as famílias e alerta as autoridades para ações efetivas contra essas ações cruéis. Nesta terça-feira, dia 11, a prefeitura de Taboão da Serra começou a operar um sistema nas escolas municipais que alerta a GCM em casos de urgência ou violência.
A medida já está em funcionamento em pelo menos três escolas da rede municipal de Taboão da Serra e será ampliada, em uma primeira fase, para todas as 74 unidades do município. Em outra fase o projeto será oferecido para as escolas públicas Estaduais e as escolas particulares da cidade.
O botão SOS funciona através de um aplicativo que ao ser acionado pela responsável pela escola avisa imediatamente a Central de Operação e Inteligência (COI) da GCM de Taboão da Serra que envia um alerta para todas as viaturas que estão nas imediações. Além disso, a unidade escolar também pode entrar em contato telefônico com a central.
Segundo Eliana Gonçalves, secretária executiva de Segurança Pública, o sistema já estava sendo estudado há pelo menos quatro meses, mas os últimos acontecimentos fizeram que a GCM acelerasse a implantação. “A pedido do prefeito Aprígio nós já estamos colocando em funcionamento em todas as unidades escolares de Taboão da Serra o botão SOS”.
Eliana esclarece que o sistema já está sendo utilizado em pelo menos cinco escolas de Taboão da Serra e todas as outras também terão o botão SOS. “Já começamos o cadastramento, fizemos todos os testes nesta terça-feira e está funcionando perfeitamente. Esperamos levar cada vez mais segurança para os alunos da nossa cidade”, comentou.
O comandante da GCM, Menocci, também destacou a rápida implantação que permite uma cobertura em todas as unidades escolares. “O prefeito Aprígio pediu agilidade nesse projeto e também disse que seria importante estender o botão SOS para as escolas estaduais e escolas particulares que estejam interessadas em participar, aumentando a segurança dos alunos, responsáveis e funcionários das escolas”.
Além do botão SOS a prefeitura também ampliou a ronda escolar com viaturas da GCM e utiliza câmeras de monitoramento próximas as unidades escolares para prevenir atitudes suspeitas que coloquem os alunos em uma situação de risco.