Prefeitura de Taboão da Serra inaugura central inteligente de vigilância na próxima segunda
Câmeras de vídeo-monitoramento instaladas próximo ao viaduto do Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes irá entregar na próxima segunda-feira, dia 29, o sistema de monitoramento das vias de Taboão da Serra. As câmeras de vigilância inteligentes utilizam tecnologia de ponta, criando uma barreira em todas as vias de acesso a cidade e promete aumentar a segurança dos taboanenses.
As câmeras de monitoramento já foram instaladas em diversos pontos e principalmente em ruas e avenidas na divisa com São Paulo e Embu das Artes. Todos os veículos que entrarem em Taboão da Serra serão rastreados e o seu caminho dentro da cidade monitorado. A tecnologia permitirá que a GCM e a Polícia Militar tenham em tempo real informações sobre veículos suspeitos e sua localização.
A prefeitura já realizou uma série de testes e na segunda-feira, dia 29, às 15h, irá inaugurar a central de monitoramento, que irá funcionar em um prédio próximo da prefeitura. “Estamos pronto para inaugurar o vídeo-monitoramento que é um projeto maravilhoso, um grande ganho para Taboão da Serra”, disse Fernando Fernandes.
Ao todo, são 40 câmeras com alta resolução que estarão a disposição do Centro de Operações e Inteligência – COI, que será operado pela Guarda Civil Municipal. O COI funcionará em um prédio, com toda a modernidade necessária de softwares inteligentes.
O sistema de comunicação via rádio também será beneficiado com a instalação do video-monitoramento e será interligado entre o SAMU, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito. Com essa ação, por exemplo, haverá mais agilidade na ação do SAMU no atendimento às ocorrências de acidente de trânsito.
Paralelo a inauguração do vídeo-monitoramento, a prefeitura também irá investir na construção de bases fixas da GCM nas divisas de Taboão da Serra. A primeira já está quase pronta e está sendo instalada no Parque Monte Alegre, entre as ruas Iracema Sena Cerqueira e Benedito Procópio.
O prefeito Fernando Fernandes garantiu ao Portal O Taboanense em entrevista na última semana que já abriu licitação para a construção de duas outras bases fixas da GCM no Jd. Leme e no Marabá, ambas na divisa com a capital. “Entendemos que nesse momento esses são pontos prioritários e vamos investir nessas bases dando mais segurança para a população e para os nossos guardas”, afirmou.
Mais GCMs
Nesta semana a prefeitura realizou a formatura de 42 novos GCMs que já estão em patrulhamento pela cidade. Os guardas recém-formados fazem parte da 15ª turma a ingressar na GCM de Taboão da Serra. Com os novos agentes, a GCM passou a contar com um total de 256 profissionais para realizar o serviço de segurança pública no município.
Antes de se formarem e se tornarem aptos a trabalhar nas ruas, os guardas passaram por um curso preparatório, no qual desenvolveram atividades teóricas e práticas sobre temas como defesa pessoal, legislação penal, ética, direitos humanos e cidadania, técnicas operacionais, primeiros socorros e comunicação em libras. “O treinamento aborda conteúdos fundamentais para que os agentes possam exercer a função de proteger os munícipes da ação de criminosos”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Pessoal de Taboão, Walter Paulo.
Além da ampliação do efetivo da GCM, a segurança pública de Taboão recebeu outros investimentos nos últimos meses. Um sistema de videomonitoramento com 40 câmeras de alta resolução foi implantado na cidade e os guardas ganharam 12 novas motocicletas para chegar mais rapidamente aos locais das ocorrências.
Guarda Civil Municipal em Taboão da Serra
Em operação desde 1991, a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completou 29 anos no último dia 10. Hoje, a GCM é uma referência em segurança pública, com o atendimento de diversas ocorrências e a realização de ações que envolvem a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Ronda Municipal com Apoio de Motocicletas (ROMUCAM) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Com informações da prefeitura de Taboão da Serra