Prefeitura de Taboão da Serra inaugura no próximo sábado segundo Ecoponto da cidade
Segundo Ecoponto de Taboão da Serra irá funcionar no terreno ao lado da Emef Machado de Assis, na região do Jd. Trianon
A prefeitura de Taboão da Serra entrega para a população neste sábado, dia 2, o segundo Ecoponto da cidade. O novo equipamento para descarte de entulho, móveis e eletrodomésticos velhos e materiais recicláveis irá funcionar na Estrada das Olarias, bem ao lado da Emef Machado de Assis, no Jd. Trianon.
O novo Ecoponto é uma promessa do prefeito Aprígio, que declarou guerra ao descarte ilegal de entulho em Taboão da Serra. Esse é um dos grandes problemas que a cidade enfrenta, além de deixar o município mais feio, o entulho jogado serve de criador de escorpiões, aranhas, baratas, além de ratos.
Em fevereiro, durante a inauguração do primeiro equipamento no Jd. Irapuã, Aprígio disse que “Taboão da Serra aguardava a construção de um Ecoponto há muito tempo, e agora o Governo Municipal entregará mais esse serviço à população, contribuindo para manter nossa cidade mais limpa, saudável e sustentável. Assumimos o compromisso de trazer nossa cidade para o século XXI sem abrir mão de tornar Taboão da Serra uma cidade melhor para todos e para as futuras gerações, e é o que estamos fazendo”, afirmou.
Nílcio Regueira Dias, secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente lembrou da importância do equipamento para o Meio Ambiente. “ O Governo Aprígio tem investido em uma Agenda Ambiental positiva, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [Agenda 2030] da Organização das Nações Unidas, voltada à educação para conscientização dos munícipes, e ações afirmativas como a entrega do Ecoponto colaboram para que tenha um engajamento maior da população, sendo esse espaço um dos pontos de partida para uma cidade mais sustentável”.
O Ecoponto
A lei 2.305/2019 que permite a criação de ecopontos em Taboão da Serra é de autoria do vereador Carlinhos do Leme e foi aprovado na Câmara Municipal em 2019. “Esse é um projeto que venho lutando há anos para implantar aqui na cidade, fiz o aporte de verbas através das minhas emendas impositivas e hoje, graças ao apoio do prefeito Aprígio, é uma realidade”, afirmou.
O novo equipamento também recebe móveis e eletrodomésticos usados. O volume permitido para depósito por cada morador é de até 2 m³, , equivalente a cerca de 20 sacos de lixo de 100 litros.
Confira a seguir o que pode e que não pode ser descartado no Ecoponto Municipal gratuitamente:
O que pode ser entregue no Ecoponto:
– entulho e restos de reforma e construções;
– móveis e eletrodomésticos velhos;
– resíduos recicláveis, como papéis, vidros, plásticos e metal;
– óleo de cozinha.
O que não pode ser entregue no Ecoponto:
– lixo doméstico, como resíduo úmido e resto de alimentos;
– medicamentos e resíduos de serviços de saúde;
– animais mortos;
– resíduos industriais, como óleo automotivo;
– pilhas e lâmpadas (devem ser entregues em supermercados para logística reversa).
Serviço
2º Ecoponto de Taboão da Serra
Endereço: Estrada das Olarias (ao lado da Emef Machado de Assis)
Funcionamento: De segunda a segunda (inclusive feriados), das 8h às 20h
Quanto: Gratuito