Prefeitura de Taboão da Serra inicia videomonitoramento do Jd. São Miguel
Câmeras de videomonitoramento foram instaladas nas entradas dos dois bairros
O prefeito Fernando Fernandes anunciou na última semana a ampliação do projeto de videomonitoramento, que atualmente conta com 40 câmeras de alta resolução interligadas ao Centro de Operações e Inteligência – COI, que é operado pela Guarda Civil Municipal. 25 novas câmeras já estão sendo instaladas.
Na região do Jd. São Miguel e do Pq. Pedro Gonçalves, bairros que possuem apenas uma via de entrada e uma de saída, a prefeitura já instalou câmeras para garantir uma melhor segurança para moradores, alunos do Senac e funcionários da Prodesp. As câmeras já estão em fase de teste.
Os dois bairros ficam em uma região mais isolada, com poucas pessoas nas ruas, sendo uma área residencial, mas que leva muitas pessoas atrás de serviços, como o Senac, a Receita Federal e a sede da Prodesp.
Segundo Fernandes, o videomonitoramento irá levar mais segurança para os moradores desses bairros. “Ampliamos o uso das câmeras, que já trouxe ótimos resultados em outros bairros, vamos ter um monitoramento de quem entra e de quem sai, esses bairros possuem uma característica única, que são poucas ruas que dão acesso a eles”, disse.
As câmeras foram instaladas nas ruas Salvador Branco de Andrade, próximo ao Senac e na Agueda Gonçalves. De acordo com os secretário de trânsito e mobilidade urbana, Gerson Brito, as câmeras não irão multar os veículos que transitam pelo local, sendo exclusivamente para a segurança. “Essas marcas no asfalto são os ‘chicotes’ que acionam as câmeras que leem as placas”, explicou.
Na primeira fase, o videomonitoramento em Taboão da Serra funciona como uma “muralha” em todas as entradas e saídas da cidade. As câmeras inteligentes detectam, através das placas, se os veículos são roubados e a partir daí a central é avisada e manda uma viatura para abordar o carro suspeito.
Nessa segunda fase, os bairros com maior índice de crimes estão ganhando câmeras para ampliar o monitoramento. Desde que foi inaugurado, o sistema de vigilância já detectou descarte de entulhos, crimes e ajudou na solução de diversos roubos e furtos. O caso mais emblemático foi o bandido que desceu um escadão atrás de uma mulher para roubá-la. Três dias depois ele foi preso com a ajuda da tecnologia.