Prefeitura de Taboão da Serra investiga conduta de secretário filmado dando soco em mulher
A Prefeitura de Taboão da Serra abriu um procedimento para apurar a conduta do secretário municipal de Segurança, Rodrigo Gentil Falcão, após a veiculação de um vídeo onde ele aparece dando um soco no rosto de uma mulher, durante abordagem em 2020, antes de assumir a pasta e quando era delegado no 1º DP do município.
O vídeo passou a circular esta semana nas redes sociais. Ao G1, a Prefeitura informou que “ressalta que está apurando a dinâmica dos fatos, pois recebeu o conteúdo hoje [nesta terça], e não está descartada a possibilidade de exoneração ou afastamento [do secretário Falcão] do cargo”.
Também o G1, o secretário Falcão justificou sua ação e disse que “foi usado de força moderada para contê-la”,
Em nota emitida na terça-feira, dia 18, a Prefeitura de Taboão da Serra informou “que o vídeo que está circulando nas redes sociais é de 2020, quando o Sr. Rodrigo Gentil Falcão estava de plantão como delegado de polícia no 1º DP de Taboão da Serra, conforme boletim em anexo, ou seja, qualquer apuração em face do fato elencado se faz de competência do Governo do Estado de São Paulo”.
O Governo Municipal informou ainda que, “tratando-se de conduta anterior, ou seja, sem vinculação com a Administração Municipal, quaisquer esclarecimentos em face do ocorrido se fará pelo próprio Sr. Rodrigo Gentil Falcão”.
Ainda segundo a nota, “como existem servidores da Guarda Civil Municipal na mencionada ocorrência, a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra está abrindo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar condutas dos mesmos. A atual Administração ressalta que só tomou conhecimento deste fato nesta terça-feira, 18/10”.
Rodrigo Falcão, assumiu a secretaria de Segurança Pública de Taboão da Serra em agosto de 2021.