Prefeitura de Taboão da Serra investiu 32% do orçamento em saúde no ano passado
Rose Santana
A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Comissão Permanente de Saúde, realizou na última quarta-feira, dia 28, a primeira audiência pública do ano para a prestação de contas da prefeitura em relação aos investimentos na área da saúde referentes ao terceiro quadrimestre e o balanço final do ano de 2017.
A secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, apresentou os dados e respondeu alguns questionamentos dos vereadores e moradores que participaram da audiência. A prefeitura de Taboão da Serra investiu 32,96% do orçamento municipal na saúde, mais que o dobro do exigido na Constituição, que determina um investimento obrigatório de 15%.
Ainda de acordo com a secretária, as unidades de prontos-socorros do município fizeram em 2017, 512.628 atendimentos. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA realizou em 2017, 154.303 atendimentos; no PS Antena foram registrados 220.862; já o Pronto Socorro Infantil Santo Onofre 162.472, sendo 1.161 internações.
O vereador Eduardo Nóbrega, presidente da Comissão, elogiou os investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura, mas pediu para que a população seja ouvida. “Não conheço cidade que investe tanto em saúde, um terço do nosso orçamento vai para a saúde. Mesmo assim temos que ouvir o que os moradores querem, por isso essa audiências são tão importantes”, disse.
Falta de medicamentos
A secretária de Saúde informou que no fim do ano passado houve problemas com os distribuidores e fornecedores, o que gerou atrasos no recebimento de medicamentos e insumos. Mas ela afirmou que a partir da próxima semana “as coisas” já começam a normalizar.
Participaram da audiência os vereadores Eduardo Nóbrega, presidente da Comissão, Alex Bodinho, vice-presidente da Comissão, Rita da Saúde (membro), Cido da Yafarma, Ronaldo Onishi, Joice Silva, André Egydio, Carlinhos do Leme.