Prefeitura de Taboão da Serra irá replantar pitangueira em memória de Seu Zeca
Antiga venda do Seu Zeca, que funcionava no Largo do Taboão, antes mesmo da cidade ser emancipada (reprodução / Acervo da Prefeitura de Taboão da Serra)
Em comemoração aos 49 anos de Taboão da Serra, que serão comemorados na próxima terça-feira, dia 19, a Prefeitura irá criar um marco histórico no Largo do Taboão. Além de uma placa indicando que foi ali que o município surgiu será plantada também uma Pitangueira para relembrar a antiga árvore do Sr. Zeca, que é considerada símbolo da nossa cidade.
Segundo o prefeito Evilásio Farias, essa é uma oportunidade de resgatar a memória de Taboão da Serra e valorizar quem tanto trabalhou pela emancipação do município e pela sua história. “Esse é um ato simbólico, vamos replantar o maior símbolo da nossa cidade para valorizar a nossa cultura e homenagear os moradores que tanto fizeram por Taboão”, afirmou em entrevista.
O evento que simboliza a plantação da Pintagueira em homenagem a José André de Moraes, o Sr. Zeca, acontece às 13h, no Largo do Taboão, próximo ao Hipermercado Extra. A solenidade contará com a presença de familiares, amigos, políticos e de autoridades. O evento será aberto ao público.
A Pitangueira que será plantada no Largo do Taboão tem mais de dois metros de altura, já está produzindo pitangas e será doada pelo Shopping Taboão, que vem participando de todas as atividades relacionadas ao resgate da memória taboanense. A árvore está em exposição no Shopping ao lado de uma exposição de fotos antigas da cidade.
A Pitangueira original que iria no futuro virar símbolo e Taboão da Serra foi plantada em frente à venda do Seu Zeca que ficava diante da igreja antiga, no tempo em que a estrada nem era asfaltada. A árvore emprestava sua sombra e seus frutos aos freqüentadores do local. Era no seu tronco que os cavalos, principal meio de transporte de então, eram amarrados enquanto seus donos faziam suas compras e colocavam as conversas em dia. Na saída, eles se deliciavam com os frutos saborosos gentilmente cedidos pela graciosa Pitangueira.
Com a duplicação da BR-2, hoje Régis Bittencourt, a Pitangueira do Seu Zeca precisou ser removida. Depois de muita discussão, que inclusive chegou a ser debatida na Câmara Municipal, a árvore foi transplantada para a Igreja Santa Terezinha, onde está até hoje. Calcula-se que a Pitangueira tenha mais de 70 anos, por isso trazer ela novamente para o Largo poderia ser fatal.
Placa
O texto que estará escrito na placa e que ficará como marco histórico do surgimento da nossa cidade é o seguinte:
Aqui no Largo de Taboão, ao redor da Pitangueira do Seo Zeca, nasceu e cresceu a cidade de Taboão da Serra. Durante muitos anos a árvore foi ponto de encontro e referência para quem passava ou morava na região.
A prefeitura e o Shopping Taboão prestam uma homenagem, nesta data especial, onde é comemorado os 49 anos da cidade, plantando uma nova Pitangueira para homenagear os nossos emancipadores, os primeiros moradores de Taboão da Serra e todos aqueles que amam cada pedacinho desta cidade.