Prefeitura de Taboão da Serra leva vacinação contra febre amarela para os bairros
Por determinação do prefeito Fernando Fernandes, desde a última quinta-feira, dia 17, equipes de saúde estão nos bairros para vacinar a população taboanense contra a febre amarela. A medida, segundo Fernandes, é para garantir que toda população da cidade seja vacinada.
“Taboão da Serra já fez 101 mil vacinas, dessas, metade foram aplicadas em moradores da cidade, a outra metade em moradores que não são da cidade. Tomei a providencia de formamos equipes que agora vão vacinar nos bairros, pra gente garantir que a nossa população está sendo vacinada”, disse.
Ainda segundo Fernandes, Taboão da Serra tem capacidade para imunizar todos os moradores da cidade. “A gente tem capacidade para vacinar a nossa população, temos unidades básicas espalhadas na cidade inteira. O que estamos sofrendo, é que a população de São Paulo, principalmente essa região do Campo Limpo, está invadindo Taboão. Eu não vou deixar de atender os que não são daqui, mas preciso garantir que os daqui sejam [vacinados]”, afirmou.
As equipes começaram o atendimento pela a área denominada “cinturão verde”, que é cercada por mato. “Primeiro vamos começar vacinar nosso cinturão verde, nós temos algumas localidades aqui em Taboão de bairros que são vizinhos a zona de mata, que inclusive tem macaquinhos. O Iolanda, o Laguna, o Recanto dos Pássaros, Mirna, Três Marias, Monte Alegre, o Marabá tem uma área […] Não há razão para esse pânico, estamos vendo um episódio de febre amarela silvestre, aonde o risco maior é para aquela população que vive dentro de região de mata, Todas as contaminações aconteceram em zona de mato […] a febre amarela não é urbana”, explicou.
Em Taboão da Serra, a aplicação da vacina contra febre amarela, em cada unidade de saúde, está limitada a 300 doses diárias. A medida foi tomada devido à busca desenfreada pela vacina e as filas que têm se formado nos últimos dias.