Prefeitura de Taboão da Serra promove cursos de primeiros socorros para agentes e operadores de trânsito
Por Ana Rodrigues
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), junto à Coordenadoria de Estatística e Educação no Trânsito (COEST) realizou um curso de atualização e aperfeiçoamento em primeiros socorros, para os agentes e operadores de trânsito de Taboão da Serra.
Orquestrado pelo Tenente Cerqueira, Sub Tenente dos Santos e Sargento Prado, do 18º Grupamento de Bombeiros de Taboão da Serra, o curso tratou temáticas e procedimentos básicos como reanimação cardiopulmonar, desmaios em período de pandemia com os novos protocolos, manobra de Heimilch (utilizada em casos de emergência por asfixia) e procedimentos iniciais no local do acidente.
O prefeito Aprígio visitou a formação e afirmou que a ação contempla o plano de governo de investir na educação no trânsito como uma ferramenta transformadora. “O objetivo da nossa gestão é preparar os agentes para possíveis ocorrências em acidentes e conscientizar cada vez mais a população, através de ações educativas, e assim diminuir o as infrações e de acidentes de trânsito”.
Ao todo quatro turmas de agentes e operadores fizeram o curso, um total de107 pessoas participaram da formação, que também teve a participação de três agentes de trânsito de São Lourenço da Serra. Eles viram a divulgação do curso na internet e pediram para participar com o intuito de reproduzir a ideia em seu município.
Há mais de cinco anos sem cursos no departamento, Michele Oliveira, coordenadora da COEST explicou a necessidade do curso. “Estamos investindo primeiramente nos agentes de trânsito, porque através das estatísticas pudemos perceber que atendemos diversas ocorrências relacionadas à acidentes, então vimos a necessidade desta reciclagem”.
Michele explicou também que o intuito da nova gestão é investir de fato na educação no trânsito como uma ferramenta transformadora. “Estamos entrando também com uma campanha educativa no mês que vem, direcionada às mulheres, o objetivo das campanhas é aproximar a sociedade do nosso trabalho, que ao contrário do que muitos pensam não é só multar”.
Legenda: Os agentes e operadores de trânsito realizaram o curso de primeiros socorros em parceria com Grupamento de Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra.