Prefeitura de Taboão da Serra promove formação para Agentes Comunitários de Saúde
Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Taboão da Serra realizou o processo de formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação aconteceu em oito encontros mensais.
Alguns dos tópicos levantados durante a formação foram: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); saúde da pessoa idosa, o que engloba saúde física e mental, pautas defendidas pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa; serviços de assistência social como o Auxílio Brasil, atendimento nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e benefícios eventuais; campanha Agosto Dourado, que procura conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde da criança; temas relacionados à saúde da mulher, como o câncer de mama, abordado para chamar a atenção para a campanha Outubro Rosa, e o pré-natal de risco e sem risco; e também o Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (NUCPTT).
O papel dos ACSs é realizar atividades educativas nos domicílios e espaços coletivos que conscientizem a população sobre a prevenção de doenças e a busca por hábitos mais saudáveis de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os Agentes Comunitários são a ponte entre a população e os serviços de saúde municipais, por isso essa formação é tão importante. Estes profissionais atuam identificando, reportando e levando informação sobre possíveis riscos à saúde para diversos tipos de pessoas, então precisam estar preparados para atender a todos da melhor forma possível”, disse José Alberto Tarifa, secretário de Saúde.
A Agente Comunitária de Saúde da UBS Santo Onofre, Andréa Borelli Romão, descreveu a experiência de participar das formações. “Foi muito bom. A gente sabia muita coisa, mas por cima, e aqui abrimos nossa mente para instruir os pacientes e dizer o que realmente é importante e o que deve ser feito. Às vezes eles perguntam para a gente algo que poderia ter sido falado com o médico, mas naquele momento ficaram com vergonha. Então, é importante esse vínculo, essa passagem de conhecimento para podermos repassar”, disse.
Em média 87 profissionais compareceram aos encontros de formação, entre participantes do Programa Saúde da Família (PSF) e Programa Agente Comunitário (PAC). O encerramento do programa formativo aconteceu no auditório da FECAF nesta terça-feira, 29/11, e contou com uma palestra sobre “Profilaxia Pré-exposição” (PrEP HIV), que consiste no uso de medicamentos para prevenir a infecção pelo vírus do HIV, causador da Aids.
“A Prefeitura de Taboão da Serra tem um cuidado todo especial em orientar todos os nossos profissionais, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e também os Agentes de Saúde. Eles tem a necessidade de ter a informação mais precisa possível. São pessoas que estão envolvidas com a comunidade que podem levar o conhecimento a todos. A importância da gente estar com eles é justamente oferecer essa orientação adequada”, declarou Ricardo de Moraes, coordenador da Clínica ISTs, Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Já Renata Cristina dos Santos, também Agente Comunitária da UBS Santo Onofre, agradeceu o palestrante Ricardo de Moraes e Vivian Rocha, psicóloga do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde da SMS. “Eu acredito que não escolhi ser ACS, fui escolhida. Tenho muita gratidão a Deus por isso, em poder levar o carinho e poder cuidar um pouco das pessoas. Sem palavras pra agradecer o carinho, o cuidado e o conhecimento que nos passaram nesses oito encontros”, afirmou.
“Foi maravilhoso e eu espero que continue, porque conhecimento nunca é demais e muda o tempo todo com relação à saúde. Gostaria muito que continuasse”, completou Renata Cristina.