Prefeitura de Taboão da Serra prorroga vacina contra gripe até dia 22
Devido a baixa procura pela vacina da gripe, a prefeitura de Taboão da Serra estendeu a campanha por mais uma semana. Os moradores dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacinação contra a gripe, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O último boletim do ministério aponta que, até 2 de junho, foram registrados 2.315 casos de influenza em todo o país, com 374 óbitos. Do total, 1.395 casos e 243 óbitos foram pelo vírus H1N1, além de 463 casos e 70 óbitos por H3N2. Há ainda o registro de 236 casos de influenza B, com 29 óbitos, e 221 casos de influenza A não subtipado, com 32 óbitos.
Em Taboão da Serra os números são preocupantes, crianças e gestantes são os que menos se vacinaram. Segundo a Prefeitura de Taboão da Serra até a última semana, 9.632 crianças haviam tomado a vacina e apenas 1.251 gestantes. Isso corresponde a menos de 45% das crianças da cidade e 40% do número de gestantes.
Ainda segundo a administração, os idosos do município foram os que mais compareceram às unidades de saúde para tomarem a vacina. Até a última semana, cerca de 20 mil idosos tomaram a imunização, o que corresponde a quase 90%.
Em Taboão todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem a vacina contra a gripe. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na cidade de Itapecerica de Serra e Embu das Artes o atendimento é realizado no mesmo horário.
Mais informações sobre os endereços das unidades podem ser consultadas no site das prefeituras.
Quem deve tomar a vacina
O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.