Prefeitura de Taboão da Serra reabre parque da Família; Parque das Hortênsias segue fechado
Parque da Família, no Pq Pinheiros, voltará a receber público para atividades esportivas ao ar livre
O prefeito Fernando Fernandes irá decretar a reabertura gradual dos parques de Taboão da Serra. Nesta segunda-feira, dia 13, o Parque da Família, no Inocoop, volta a receber público para atividades esportivas com algumas restrições de funcionamento e regras específicas. Já o Parque das Hortênsias deverá permanecer fechado até segunda ordem.
Taboão da Serra se encontra na fase amarela do Plano São Paulo e terá as atividades e comportamento da população monitorados nos parques durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral. Um decreto municipal deverá determinar as restrições de reabertura.
Segundo a prefeitura de Taboão da Serra, o Parque das Hortênsias permanecerá fechado por não ser um local dedicado ao esporte e historicamente mais propenso a aglomerações, como o parque infantil que reúne um grande número de frequentadores.
São Paulo
O Governador João Doria anunciou na última sexta-feira (10) a retomada gradual de visitação dos parques estaduais na capital, que se encontra na fase amarela do Plano São Paulo. Nove dos 16 parques estaduais estarão abertos com restrição de portões e de horário de funcionamento e regras específicas. A partir desta segunda-feira, 13, 70 dos 108 parques municipais poderão abrir para o público, mas apenas em dias de semana.
“O Plano São Paulo é inovador porque ele tem gatilhos de endurecimento, não é só um programa de flexibilização. Por isso o Plano São Paulo é bom, ele tem uma visão de quarentena heterodoxa que analisa região por região e cidade por cidade com base na saúde. Portanto, esse zelo e atenção nós teremos permanentemente e isso diminui o risco de uma segunda onda”, disse Doria.
“Isso não significa relaxamento, ao contrário, significa atenção redobrada para mantermos o platô em todo o estado e o controle sobre a doença”, completou o Governador durante coletiva com a imprensa.
Na capital, os parques estaduais urbanos Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca e Ecológico do Tietê funcionarão de segunda a sexta, das 10h às 16h. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.
O mesmo horário será seguido pelos parques estaduais naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer o limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.
Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada.
Os espaços fechados, tais como as exposições educativas, continuarão sem receber visitantes. Para visitação ao Zoo Safari, será permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans estará suspenso). O acesso às áreas comuns, como sanitários, lanchonetes e loja de lembranças, será permitido mediante utilização de máscara. Para o acesso de veículos, haverá desinfecção das rodas por meio de pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.
Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor e haverá totens com álcool gel em pontos estratégicos. Não será recomendado o uso de quadras e parquinhos.
Os protocolos estarão disponíveis na tarde desta sexta-feira (10) no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/. Também serão publicados no Diário Oficial do Estado.