Prefeitura de Taboão da Serra vai instalar 40 leitos para pacientes com coronavírus no SER
O centro de retaguarda será instalado no SER - Serviço Especializado de Reabilitação, localizado no Jd. Guaciara
Prefeito Fernando Fernandes e secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner
A Prefeitura de Taboão da Serra vai instalar 40 leitos para atender pacientes com coronavírus de média complexidade no SER – Serviço Especializado de Reabilitação, localizado no Jd. Guaciara. O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Fernandes e a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, na tarde desta quarta-feira, dia 25, durante uma “live” no Facebook.
A medida visa evitar aglomerações no PS Antena, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Geral de Pirajussara (HGP), para que tenham disponibilidade para receber pacientes com casos mais graves do COVID-19.
“Depois de estudarmos, visitarmos todos os nossos equipamentos e lugares possíveis, [o SER] foi o mais adequado. Todos que aqui estiveram, profissionais do Estado que nós chamamos, com muita experiência nessa área, todos foram unanimes e disseram que ali é o melhor lugar”, anunciou Fernandes.
Ainda de acordo com o gestor, no local vai receber o paciente em estado intermediário, que é um risco mandar pra casa, mas que também não necessite de UTI, por isso o local para instalação do Centro Médico precisa ter estrutura para receber os doentes, como por exemplo lugar para tomar banho, banheiros adequados e lugar para alimentação.
“Essa instalação será feita o mais breve possível e com qualidade, para que a gente possa atender, e atender bem esse paciente que chegar a nossas mãos”, enfatizou Fernandes.
O prefeito também destacou a importância de ter uma equipe médica treinada e preparada para atender os pacientes, sejam eles em estado leve ou grave. “Nós precisamos ter profissionais preparados, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, aquele pessoal que dá suporte na limpeza, fisioterapeuta, enfim, todos terão que passar por um treinamento para que esse atendimento seja realmente de qualidade”.
A secretária de Saúde Dra. Raquel informou que, mesmo com a construção do Centro Médico, o munícipe deve primeiro ligar para sua UBS ou enviar uma mensagem via WhatsApp e informar os sintomas. Não é indicado ir direto ao Pronto Socorro. Um profissional irá orientar a pessoa qual conduta seguir.
“Hoje todas as UBSs estão com a equipe treinada para receber os pacientes leves que não devem frequentar pronto socorro pra não terem o risco de se contaminar. Nossas UBSs em todo horário de funcionamento vão estar atendendo esses pacientes”, disse a médica.
Pacientes em estados mais graves serão encaminhados para a UPA, PS Antena ou HGP, até que saia uma vaga de UTI, se necessário, que será indicada por uma Central de Regulação do Estado.