Prefeitura de Taboão da Serra vai intensificar Operação Inverno para abrigar moradores de rua
A semana promete ser a mais gelada do ano em Taboão da Serra e região. Até sexta-feira os termômetros podem registrar 2ºC na madrugada. A maior preocupação da prefeitura nesse período são os moradores de rua, que são os que mais sofrem com o clima frio.
Há dois meses, a prefeitura vem implantando a Operação Inverno em Taboão da Serra para o atendimento dos moradores de rua. De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, o município disponibiliza um abrigo, o Centro POP, além de um serviço que aborda pessoas nessa situação.
Todos os dias, quando a temperatura para menos de 11ºC, o SEAS, Serviço Abordagem Social, percorre as ruas de Taboão da Serra oferecendo abrigo para os moradores de rua. Alguns recusam a oferta e preferem passar as madrugadas nas ruas e praças da cidade.
O Centro POP funciona de porta aberta todos os dias das 7h às 17h. “Nesse período, se o morador de rua desejar, a assistente social autoriza o pernoite em um local mais quente e seguro”, disse Wagner Eckstein.
No local, o morador de rua pode tomar banho, lavar roupas, receber alimentação como café manhã, almoço, café tarde, jantar e lanche noite, além de pernoitar nas noites mais frias, como a que estamos prestes a enfrentar.
De acordo com o secretário, Taboão da Serra tem alguns pontos onde os moradores de rua acabam se juntando, o que facilita a abordagem dos assistentes sociais. “Hoje temos 60 homens em situação de rua e 15 mulheres, muitos deles não aceitam pernoite no Centro POP, mas recebem cobertores e alimentação”, afirma.
O Centro POP funciona na rua Felice del Paggio, nº100, Vila Francisco Remeiks, em Taboão da Serra. Em caso de necessidade, o SEAS pode ser acionado pelo telefone: 4139-1105.