Prefeitura entrega obra de mais uma praça na região central
ACERVO HISTÓRICO – Em 2008, a Prefeitura de Taboão da Serra pretende expandir, cada vez mais, um dos programas que mais deram certo no governo, o Praça Para Todos. Seu objetivo: transformar terrenos públicos abandonadas em áreas de lazer. A mais recente obra entregue foi a praça localizada na região central, entre as ruas senador Felinto Mueller, Jovina de Carvalho Dau, comendador Ângelo Rinaldi, próximo ao colégio estadual Domingos Mignoni.
A principal reclamação dos moradores da região que o local, antes abandonado, era ponto de encontro para a concentração de marginais que, por muitas vezes, aproveitavam a falta de iluminação e abandono para o consumo de drogas, bebidas alcoólicas e assaltos. A dona de casa Judithe Flores de Almeida, 61, mora na rua Felinto Muller e viveu de perto este sofrimento. A casa dela fica encostada na praça e por muitas vezes seu filho foi rendido por assaltantes, isso quando não perdia noites de sono devido à presença de usuários de droga.
Judithe alerta para que o problema não permaneça, mas sabe que a iniciativa da prefeitura em recuperar a área já é um grande passo para que a praça seja utilizada em atividades culturais, o lazer das crianças e o passeio dos idosos. “Nosso medo é que a situação se agrave porque bandido não se intimida mais com a praça habitada”, alertou a dona de casa.
A prefeitura entendeu que a área necessitava de mais cuidado tanto que viabilizou as obras e hoje o local está completamente reestruturado. Essa é a principal função do Praça Para Todos. As obras possibilitaram a construção de jardins, área de passeio, brinquedo para crianças, assentos com mesas de jogos, iluminação, reurbanização e reflorestamento com a plantação de árvores nativas, gramas, flores. Agora os moradores já podem usar a praça e utilizá-la para lazer.
A advogada Marta Teles de Almeida, que mora perto da praça e tem seu escritório em casa, disse que pode deixar sua filha Tamires, de 7 anos, brincar no local sem problemas. “Temos um espaço decente e com segurança. Sem aquele monte de lixo e mato que era antes”.
Porém, para que a praça esteja sempre em condições de uso, a prefeitura quer atuar em parceria com a comunidade para que seja mantida a limpeza e a segurança no local. De acordo com o prefeito Dr. Evilásio Farias ao transformar essas áreas de abandono em praças, o governo amplia a oportunidade de lazer com cidadania, assegurando um compromisso social. “Precisamos do apoio de todos para que nos ajudem a fiscalizar. Ligue para a prefeitura, denunciem, chamem nossa guarda, pois o patrimônio não é da prefeitura e sim do povo”.