Prefeitura estuda implantação de faixa exclusiva de ônibus na Kizaemon Takeuti, em Taboão da Serra

As faixas exclusivas serão implantadas nos horários de pico e irão da divisa com Embu das Artes até São Paulo
Um estudo que vem sendo realizado pela prefeitura de Taboão da Serra pretende implantar na estrada Kizaemon Takeuti, um dos mais importantes corredores viários da cidade, uma faixa exclusiva para ônibus, agilizando as viagens do transporte coletivo nos horários de pico.
A informação foi confirmada pelo secretário de transporte e mobilidade urbana, José Vanderlei, em entrevista ao Portal O Taboanense. A implantação ainda é tratada com cautela, mas o projeto já está pronto e alguns comerciantes já foram consultados, uma vez que a medida impactará nas vagas de estacionamento.
Segundo José Vanderlei, “nós [prefeitura] precisamos facilitar o fluxo [de trânsito], tanto de chegada, quanto de saída e temos que priorizar o transporte coletivo. E a estrada Kizaemon Takeuti é um importante corredor viário de Taboão da Serra”.

Uma das necessidades para a implantação da faixa exclusiva para ônibus é que na divisa com São Paulo, onde já existe esse tipo de preferência para os coletivos, acontece um “estrangulamento”, gerando congestionamentos e principalmente atrasos nas viagens.
A faixa exclusiva para ônibus funcionaria apenas nos horários de pico. “Das 6h às 9h no sentido bairro / centro e depois, das 17h às 20h, no senti do contrário. Nesse período não será permitido o estacionamento neste local, então é claro que isso impacta no comércio, por isso começamos esse estudo”, disse José Vanderlei.
De acordo com o secretário, está sendo feita uma consulta com os comerciantes, desde a divisa com Embu das Artes, até São Paulo. A faixa será apenas uma pintura de solo, sem outras intervenções na pista, o que facilita a implantação.
Outra medida da prefeitura de Taboão da Serra na Kizaemon Takeuti é o recolhimento de carros abandonados ou largados pelos proprietários, que segundo José Vanderlei atrapalha as vagas para o comércio.
“Estamos recolhendo também os veículos abandonados que estão parados nas ruas da cidade, e principalmente na estrada Kizaemon Takeuti, onde temos muitos carros nessas condições. Então é um trabalho de conscientização também”. A ideia é de ampliar o estacionamento rotativo por diversas vias do Pirajuçara.
Ciclofaixa
José Vanderlei também revelou que a prefeitura, através da secretaria de transporte e mobilidade urbana, pretende implantar na Kizaemon Takeuti, aos domingos, uma ciclofaixa para incentivar os moradores a utilizar a via como um local de lazer.
“Queremos humanizar a estrada Kizaemon Takeuti, pelo menos no primeiro trecho, no Pirajuçara, aos domingos, estamos trabalhando para implantar um espaço para o uso das bicicletas. Taboão da Serra tem muita gente que sai para andar de bicicleta em São Paulo”, afirma.
De acordo com o secretário, além de ser uma nova opção de lazer, a ciclofaixa irá contribuir com a economia local. “Queremos viabilizar, porque isso vai impulsionar no comércio também, ajudando a gerar riqueza para o município, valorizando essa malha viária. Vamos ter banheiros químicos, controle de tráfego, tudo estruturado para receber os ciclistas”.