Prefeitura inaugura no Jd. Trianon a EMEF Ester Cordeiro
ACERVO HISTÓRICO – A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou no último domingo, dia 1º de junho, mais uma escola de ensino fundamental. A EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza, fica na rua Antonio de Andrade Vieira, no Jardim Trianon. Serão atendidos 960 novos alunos, quando a escola estiver com sua capacidade total funcionando. Atualmente, 480 alunos de 1º a 4º séries, estudam na escola desde o mês de fevereiro, sob a orientação de 14 professores.
Estiveram presentes na inauguração o prefeito Fernando Fernandes, o vice-prefeito Israel Luciano e os vereadores Savazzi, Arlete Silva, Paulo Félix, Olívio Nóbrega e Ismael Macedo. O secretário de educação, João Medeiros, lembrou do aumento o número de alunos que estudam na rede pública municipal. “Quando o Dr. Fernando assumiu a prefeitura, eram sete mil alunos sob nossa responsabilidade, hoje temos cerca de 28 mil alunos municipalizados”, lembrou João Medeiros.
Aproximadamente 400 pessoas entre alunos e familiares participaram do evento que inaugurou oficialmente a escola. “Eu sei que cada vez que abrimos uma escola nova nós fechamos uma prisão”, comparou Paulo Félix durante seu discurso.
Pela primeira vez depois que as conversas sobre a sucessão municipal começaram o prefeito Fernando Fernandes se dirigiu a um assunto político em público. Fernandes criticou, durante seu discurso, o seu principal opositor, o deputado federal Dr. Evilásio Cavalcante Farias. “Tem gente que quer que a cidade piore, para poder falar mal da administração”, afirmou. O prefeito ainda criticou a ausência do parlamentar a inauguração.
“Com essa inauguração cumpro o meu papel de administrador público. Consciente que a educação de qualidade beneficia não só os alunos, mas toda a família e a comunidade. O bairro do Trianon agora pode contar com uma unidade escolar, bem equipada, com bons recursos pedagógicos e ótimos profissionais”, concluiu o prefeito.
O vice-prefeito Israel Luciano também aproveitou a inauguração para dar uma espetada em seus concorrentes na corrida pelo apoio de Fernando Fernandes. “Tem muita gente que se esquece, não fala nada, mas quando o prefeito faz algo o vice também faz, fazemos parte da mesma administração”, alfinetou Israel.
Segundo o secretário da Educação e Cultura, professor João Medeiros de Sá Filho, quando o prefeito Fernandes Fernandes assumiu o governo, a rede municipal tinha 7 mil alunos, hoje, são quase 27 mil. “Antes da inauguração da EMEF Ester a comunidade tinha que se dirigir até o Jardim Guacyara, hoje as crianças têm oportunidade de estudar perto de suas casas”, explicou.
“A EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza já é uma referência positiva aqui no Jardim Trianon e dentre os projetos que a escola está desenvolvendo, destaco o ensino de xadrez, que envolve os alunos das 1a às 4a séries”, falou a diretora da EMEF Sandra Lima.
O prédio inaugurado domingo tem oito salas de aula, laboratório e sala de informática foi erguido em quatro pavimentos, acompanhando o declive do terreno de 1.112,61 m2. A escola leva o nome da professora Ester Cordeiro de Souza, que lecionou na Rede Municipal de Ensino, e faleceu em 1999. A última escola que trabalhou foi a EMEF Oscar Ramos Arantes. “Em todos os lugares que a educadora lecionava fazia um bom trabalho de alfabetização e criava um vínculo forte com os pais e a comunidade”, explicou a diretora da nova escola Sandra Maria Santos.
Professora Ester Cordeiro de Souza
A escola leva o nome da professora Ester Cordeiro de Souza, que nasceu em 10 de julho de 1968, e lecionou em várias escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entre elas, EMI Pedrinho (atual EMEF Vinícius de Moraes), EMI Reino das Àguas Claras, E.E Lúcia de Castro, E.E Professora Maria Aparecida Nigro Gava.
A última escola que trabalhou foi a EMEF Oscar Ramos Arantes. Ester cursou o Magistério e o curso de Pedagogia nas Faculdades Integradas Hebraico-Brasileiras Renascença. A educadora sempre foi excelente aluna e surpreendia por sua humildade e alegria. De família evangélica participava das atividades da igreja Batista na Vila Iasi, de Corais e como professora do Departamento Infantil em Escola Dominical. Ester faleceu dia 2 de outubro de 1999.
Veja mais fotos da inauguração