Prefeitura inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes
A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 25, o espaço municipal para abrigar crianças e adolescentes com idade de zero a 17 anos em estado de vulnerabilidade social. O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), antigo Instituto Asas Brancas, é administrado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
A casa tem hoje 22 internos que recebem, além de moradia e alimentação, apoio psicológico, psicopedagogo, cursos de informática, acompanhamento escolar e lazer. “Temos um trabalho para o desenvolvimento educacional deles, autonomia de vida e profissional”, explicou a coordenadora do espaço, a advogada Márcia Garcia.
O prefeito Fernando Fernandes declarou que o espaço, além de abrigar crianças em situação de vulnerabilidade, também receberá outros projetos de prevenção para crianças, adolescentes e jovens. “Esse é o início do grande projeto que vamos ter instalado aqui no Asas Brancas [Saica]. Temos grandes projetos para esse espaço, projetos culturais, de esporte, profissionalização, todos envolvendo crianças, adolescentes e jovens, para que a gente faça um trabalho preventivo”.
A deputada Analice Fernandes destacou a importância do trabalho que é desenvolvido pela equipe da Assistência Social no Saica. “Hoje a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social inicia um dos trabalhos mais importantes dessa gestão, que é cuidar de meninas e meninos nessa fase difícil de suas vidas. É oferecer a elas a essas meninas e meninos uma educação, cidadania, e um apoio efetivo muito grande que elas estão precisando. É um desafio imenso”, disse.
A secretária da Assistência Social, Arlete Silva, explicou que a reforma aconteceu em um mês, mas com empenho e dedicação toda equipe conseguiu deixar o espaço pronto para receber as 22 crianças que, desde hoje a tarde passaram a ter o Saica como moradia.
Em seu discurso, o juiz Nelson Ricardo Casalleiro relatou que cobrou duramente o prefeito para concluir as obras no abrigo e parabenizou o governante pela conclusão do trabalho.
“Cabe ao Poder Judiciário e ao Ministério Público cobrar duramente das nossas autoridades para que se cumpra a lei, para que se cumpra as suas promessas. Neste caso específico cobrei duramente o prefeito para a realização disso, e ele me mandou um documento dizendo que faria. Para minha surpresa ele fez, nós não estamos acostumado a ver promessas cumpridas. Um trabalho muito bonito, o trabalho merece meus parabéns”, declarou.
Mudança no nome
Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na sessão do dia 23, um projeto de lei mudando o nome do Instituto Asas Brancas para Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes professor Almério Lima Leite.
De acordo com os vereadores o professor Almério dedicou a sua vida em prol das crianças órfãs que viviam no antigo Asas Brancas até os 97 anos, quando faleceu.
“Seu Almério era aviador, exerceu o cargo de diretor da Vasp e deixou um legado de altruísmo, humanidade, amor e solidariedade em nossa cidade. Eu lembro que cresci vendo seu Almério atendendo as crianças do Asas Branca ele fazia isso com muito amor, todos podiam notar”, afirmou a presidente Joice Silva.
Reintegração de posse
Em abril, a Prefeitura realizou a reintegração de posse do prédio onde funcionava a Instituição de Amparo à Criança Asas Brancas, cumprindo uma ordem judicial. A decisão foi proferida pelo juiz Nelson Ricardo Casalleiro. Desde então a Prefeitura detém 80% do espaço.
Na ocasião, a Prefeitura justificou a reintegração, em nota informou “que a Promotora de Justiça da Infância e Juventude constatou a falta de condições do abrigo”.